Ceclin
out 31, 2017 0 Comentário


Estudantes da Guiana Francesa visitam Engenho Galileia em Vitória

GALILEIA - O espaço com biblioteca e monumento recebe inúmeras visitas acadêmicas. Foto: Zito de Galileia / Cortesia

GALILEIA – O espaço com biblioteca e monumento recebe inúmeras visitas acadêmicas para marcar as Ligas Camponesas. Foto: Zito de Galileia / Cortesia

O Campus IFPE Vitória de Santo Antão recebeu, na última terça-feira (24/10), a visita de um grupo de estudantes do Lycée Polyvalent Melkior Et Garré, da Guiana Francesa. Os dez alunos e alunas e os dois docentes conheceram o campus, proferiram palestras e visitaram o Engenho Galileia, berço das Ligas Camponesas e símbolo da luta pela Reforma Agrária no Brasil.

A visita foi realizada através da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFPE. Os estudantes foram recebidos pelo diretor-geral do Campus Vitória, Mauro França; pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional (DDE), Diego Fernandes; pelo aluno Tiago Edvaldo e pelo professor Wagner Rocha. Os guianenses trouxeram resultados de pesquisas desenvolvidas pela instituição do país vizinho e os discutiram em palestras sobre os temas: Fábrica Guyane (produção local); Liceu agrícola de Matiti (formações, atividades na área de agricultura); Sebastião Salgado (O Sal da Terra, Instituto Terra); Festas Juninas; Intercâmbio Guiana/Amapá (Ponte Oiapoque).

Para encerrar, o grupo de visitantes conheceu o Engenho Galileia, na Zona Rural de Vitória de Santo Antão, onde ouviram do senhor Zito de Galileia a história das Ligas Camponesas e explicações a importância da comunidade na luta pela Reforma Agrária.