Ceclin
jul 28, 2011 0 Comentário


Estado sediará encontro nacional

Folha de Pernambuco

A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) comemora em setembro 80 anos de fundação. Para comemorar a data, será realizado o Encontro Nacional de Associação de Imprensa (Enai), evento que acontecerá de 12 a 14 de setembro, no auditório do Banco Central em Pernambuco, na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, e trará nomes de destaque da imprensa nacional.

Para o presidente da AIP, Múcio Aguiar, que esteve ontem na redação da Fo­lha de Per­­nam­buco, juntamente com o coordenador de comissão dos 80 anos, Luiz Felipe Moura, realizar esse evento em Pernambuco é trazer novamente para o Estado grandes encontros de comunicação. “Essa é a 15ª edição do Enai. A última vez que nosso Estado realizou esse evento faz 30 anos”, afirma.

Entre os nomes que estão sendo esperados para palestrar no encontro estão, Luiz Carlos Prades, comentarista do SBT, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que, quando presidente do STF, defendeu a extinção da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, e João Paulo Cavalcanti Filho, consultor da Unesco sobre liberdade de Imprensa.

Durante o evento, será lançado pelos Correios um selo comemorativo aos 80 anos da associação, e serão entregues medalhas de honra ao mérito a pessoas e entidades que contribuíram com a Imprensa de Pernambuco em 2010. Entre os nomes estão o governador do Estado, Eduardo Campos, os secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar, e o de Turismo, Alberto Feitosa, e além do Procurador do Estado, Thiago Norões, além dos deputados estaduais Guilherme Uchoa, Ângelo ferreira, Antônio Moraes e Augusto Coutinho.

Segundo o presidente da associação, Múcio Aguiar, a AIP está passando por uma repaginação e pretende transformar a sede, que funciona na avenida Dantas Barreto, em um Centro de Documentos da Imprensa. “Iremos reabrir o cinema e vamos digitalizar todo o acervo bibliográfico que hoje conta com mais de dez mil títulos”. A AIP ainda oferece cursos de Oratória, Rádio e TV, Fotografia e Redação.
As inscrições para o evento serão abertas a partir do dia 15 de agosto. Mais informações sobre a AIP e o Encontro no site: www.imprensa-pe.com.br.