Ceclin
jan 13, 2011 0 Comentário


Está aberta a temporada de caça às TANAJURAS! As formigas voadoras são iguarias e tiragostos dos mais procurados e caros!



Em janeiro aumenta a oferta de tiragostos regionais, dentre eles, principalmente, o caju, pra tomar uma lapada de cachaça, a sua castanha e a danada da tanajura, aquela formiga voadora, que frita, se transforma em uma das mais tradicionais e caras iguarias da culinária regional. Mas a tanajura é assim, ou você gosta ou detesta, sente nojo, não tem meio termo.
Não existem muitas receitas com tanajura, alguns fazem farinha para acompanhamento, acho um desperdício. No Ceará fazem bolo, colocam como ingrediente de risoto, não sei se é verdade, vi na internet. Mas o melhor mesmo é ela frita na manteiga com sal. E pronto! cerva gelada!
Aliás existem outros tiragostos regionais como o tatu-peba, preá, gia etc. Geralmente encontrados nas matas da região, que é bom observar se são motivos de preservação do Ibama, pois eram até mais comuns até bem pouco tempo, e agora têm sido mais difíceis de ser encontrados nos bares da região.
Geralmente quando se mostra na TV que em alguns países se come grilos e gafanhotos, o povo daqui sente nojo, e não olha algumas comidas que fazem parte do nosso cardápio, feito tripa, sarapatel, dobradinha, a própria tanajura, gia etc (rsrsrsrs). São costumes culturais enraizados na população.

E aí? Gosta de tanajura?