Esperançar é verbo conjugado por todos os servidores e servidoras
A categoria dos servidores(as) públicos(as) se dedica diariamente a atender os interesses de toda a população, principalmente os interesses daqueles que necessitam das políticas públicas e de total assistência do Estado para adquirir o mínimo de bem estar social e ter seus direitos garantidos. É dos servidores e servidoras o dever de atender bem ao povo indistintamente, de forma comprometida e imparcial. E são eles(as) que lutam para que os cidadãos e cidadãs brasileiras possam usufruir de um Estado equânime, acolhedor e sem desigualdade.
Trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo público estão presentes em todas as áreas, seja de planejamento, desenvolvimento, execução ou fiscalização, ajudando a construir um país melhor para todas as pessoas. Apesar de 2022 ter sido um ano em que novamente o serviço público esteve sob ataque e desmonte, a categoria deve se orgulhar da sua capacidade de resistência e disposição para lutar contra as forças que querem ceifar os interesses do povo.
No cenário angustiante em que vivemos, os(as) servidores(as) precisam ter coragem e força para enfrentar os impactos da reforma trabalhista, da Lei das Terceirizações, e da Emenda Constitucional 95, que congela investimentos públicos por 20 anos. Além de lutar contra a votação da PEC 32, que ainda tramita na Câmara e representa a destruição do funcionalismo público.
Como diria Paulo Freire, é preciso esperançar, e ir atrás de dias melhores que só virão com a luta incansável de uma categoria forte, unida e organizada, retomando pautas que valorizem as organizações sindicais, os movimentos sociais e o povo brasileiro, de forma a exigir mais investimentos, concursos públicos, empregos e uma renda digna para toda a classe trabalhadora.
Diante da comemoração da chegada de um novo ano em nossas vidas, a direção do Sindsep-PE deseja que todos os servidores e servidoras federais pernambucanos(as) e brasileiros(as) tenham muita paz, amor, saúde e discernimento para trilhar os melhores caminhos em suas vidas.
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”, Paulo Freire.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE.