Ceclin
jun 09, 2016 0 Comentário


Escolhido de Elias e Joaquim Lira para a sucessão em Vitória, Ozias Valentim segue em campanha

Ozias em campanha 2016

Ozias esteve no Centro Social União e Trabalho, entidade beneficiada pela Prefeitura e que tem Elias Lira como fundador

por Lissandro Nascimento

 

A campanha eleitoral para a disputa da Prefeitura da Vitória de Santo Antão e as 19 vagas para a Câmara de Vereadores só deve começar oficialmente no próximo dia 16 de agosto, o que não impede que os pré-candidatos busquem apoios e se mostrem. Reuniões públicas, participação em eventos religiosos, sociais e esportivos, visitas às comunidades da zona rural e patrocínio a diversos eventos, têm sido a rotina do ex Secretário de Governo, Ozias Valentim, licenciado para concorrer a Prefeitura da Vitória, pelo qual conta com o pleno apoio do atual gestor, Elias Lira, e seu filho, o deputado estadual Joaquim Lira, ambos do PSD.

No último final de semana, Ozias Valentim, pré-candidato pelo PSD a sucessão de Lira, acompanhado de Marcone da Charque, pré-candidato a vereador, entregaram dezenas de Certificados as mulheres que fizeram o curso de Artesanato e Educação Ambiental na sede do Centro Social União e Trabalho, no Bairro Novo, em Vitória. O evento foi uma festa com comida e bebida, quando os pré-candidatos discursaram acompanhados por membros do 1º escalão da Prefeitura Municipal.

Contudo, o que interessa de fato saber é o seguinte: o Centro Social União e Trabalho, CNPJ nº 03.140.403/0001-24, sob a presidência do nobre Antonio Amorim e tendo Ozias como um de seus diretores, foi instalado no prédio onde um dia foi a Escola David Azoubel (foto abaixo), situada por trás do Centro de Distribuição da Veneza Construções, no Loteamento Irmãos Azoubel, no Bairro Novo. A manobra se deu ano passado através de um Contrato de Cessão por Comodato de 20 (vinte) anos, conforme a Lei Municipal nº 3.970, de 19 de fevereiro de 2015, sancionada pelo próprio prefeito Elias Lira, fundador desta associação.

Centro de Ozias Valentim

Para quem não lembra, este Centro Social União e Trabalho funcionava no prédio de esquina privilegiada no Bairro do Livramento, em Vitória, bem como foi utilizado como Comitê Eleitoral de todas as campanhas de Elias e Joaquim Lira. Outro fato importante lembrar, é a de que esta instituição foi investigada junto com outras entidades em Pernambuco pelo Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público, período em que Elias Lira era deputado estadual. Na década passada, os 49 parlamentares da Assembleia Legislativa podiam indicar entidades sem fins econômicos para receberem verbas públicas. Os jornais da época revelaram o escândalo com nítidos desvios, inclusive a Rede Globo de Televisão chegou a Vitória e filmou o Centro Social União e Trabalho fechado e sem qualquer atividade social que justificasse o seu objetivo filantrópico.

O A Voz da Vitória tem em mãos vídeos e imagens de funcionários fardados da Prefeitura da Vitória de Santo Antão que foram disponibilizados para realizar toda a reforma do prédio que antes funcionava a Escola David Azoubel.

Será que a reforma do Centro Social foi bancada pela Prefeitura de Vitória? Para onde foi a comunidade escolar que lá estava? Este Centro Social recebe verbas públicas? Toda a Vitória sabe que esta instituição é da família Lira. Então, como pode o gestor beneficiar com bens públicos uma entidade em que ele próprio é o beneficiado?

Com a palavra a Prefeitura de Vitória e o omisso Ministério Público local.

pageOzias PMV