Ceclin
out 08, 2012 1 Comentário


Escolas Estaduais sofrem com o descaso, denuncia o Sintepe

Na última quinta-feira (4), representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), do qual o Sintepe faz parte, visitaram as escolas estaduais Benedito Cunha Melo e Pedro Barros Filho, ambas em Jaboatão dos Guararapes (RMR) e sob a jurisdição da GRE Metro Sul. Durante a visita foram verificados fatos que vão além da precariedade da merenda, confirmando denúncias feitas pelos estudantes das unidades de ensino. Na Escola Benedito Cunha Melo, os estudantes estão sob risco de choque elétrico ao utilizarem o bebedouro ou acenderem as luzes em sala de aula.

Na Pedro Barros Filho, os banheiros em frente ao refeitório, estão sem portas, pichados e sujos. Quando os estudantes utilizam a descarga a água sai pelo ralo ao lado do vaso sanitário. Os estudantes reclamam ainda, que não há carne na merenda escolar.

Outra escola visitada foi a Rubem Moreira, também em Jaboatão. Os banheiros estão destruídos, quadro em sala de aula comido por cupim e falta de lixeiros em salas. A quadra esportiva não tem coberta, o que prejudica e consequentemente gera protestos, por parte dos estudantes e professores, que sofrem com o descaso.

Infelizmente, essa realidade se estende por várias outras escolas da rede. O Sintepe tem cobrado do Governo do Estado mais atenção e zelo para com as estruturas físicas das unidade escolares que atendem em muitos casos, a centenas de jovens todos os dias.

Undime propõe mudança no período de férias

No final de setembro foi realizada uma reunião na Secretaria Estadual de Educação, envolvendo representantes da própria Secretaria, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e representantes do Sintepe.

Na ocasião, a Undime apresentou proposta de mudança do período de férias, do mês de janeiro para o mês de julho. A proposta foi bem recebida pela Secretaria de Educação, que solicitou ao Sintepe, abrir uma discussão sobre o assunto.

AGENDA

19/10 – I Seminário Internacional do Sintepe: A valorização docente em questão. No auditório do Centro Social da Soledade, das 9h às 17h. Inscrição para sócios a partir de 8/10 (telefones: 2127.8852/8876).

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe

www.sintepe.org.br.