• Ceclin
set 28, 2010 5 Comentários


Escola Santa Rita inicia homenagens ao "Apóstolo do Pau Brasil"

O professor Johnny Retamero de Lemos que teve a iniciativa de criar o “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar”, levando seus alunos a pesquisarem sobre a carreira de personagens que marcaram época na região decidiu estender o “Projeto Aula de Campo Interdisciplinar” para mais um município.


Os alunos da 5ª a 8ª e do EJA da Escola Municipal Santa Rita localizada no município de Glória do Goitá, juntamente com os professores (Erivaldo, Esmeralda, Wanessa, Rosângela, Maria José, Marinha, Rosane, Severina Francisca e Rogério), decidiram homenagear o Professor Roldão de Siqueira Fontes.


Conhecido como o “Apóstolo do Pau Brasil”, era natural do Alto Pajeú, município de Flores, em Pernambuco. Dedicou cerca de 40 anos de sua vida desenvolvendo ações de produção, difusão, educação e articulação em defesa do Pau Brasil.


Apesar de se considerar apenas um simples “jardineiro da natureza”, nos deixou um legado de mais de dois milhões e setecentas mil plantas distribuídas em todo o nosso imenso País. Como uma de suas ações concretas em prol do Pau-Brasil, temos a instituição da Lei Federal Nº 6.607 de 7 de dezembro de 1978, que determina o Pau-Brasil como “Árvore Nacional”.

Começando o círculo de homenagens foi celebrada no dia 21 de setembro (Dia da Árvore), uma missa em homenagem ao ilustre professor.


Celebrada na Igreja Matriz do Município de Glória do Goitá pelo Padre João Ribeiro da Silva, a missa teve a participação dos alunos da 5ª a 8ª série e do Projeto EJA (Ensino de Jovens e Adultos), foi marcante também a presença dos pais de alunos.


Os atos litúrgicos da celebração foram feitos pelo professor Johnny e as alunas da 7ª A, já os cantos entoados pelo Coral Infantil Nossa Senhora da Glória.


A orientadora Ana Cristina Filha do professor Roldão Siqueira Fontes, fundador da Fundação Nacional do Pau-Brasil localizado no município de Glória do Goitá foi representada pela coordenadora Patrícia.


Após a celebração, o pároco ressaltou as qualidades do professor dizendo que cuidar da natureza é cuidar da vida, pois onde há verde há esperança de vida, e isso também é uma prova de amor ao próximo.


Em seguida o professor Johnny agradeceu a presença de todos , anunciando que em breve será apresentada para a sociedade a sequência das homenagens com os alunos, mostrando o resultado da pesquisa sobre a carreira do professor Roldão em forma de uma detalhada biografia.

Por Orlando Leite.