Ceclin
dez 04, 2011 3 Comentários


Escola de Natuba tem tido bons resultados pedagógicos

É na Comunidade de Natuba que fica localizada uma Escola Estadual que tem se destacado no Município da Vitória de Santo Antão, a qual inclusive já chamou a atenção de todo o Estado quando recebeu a visita da TV Globo NE registrando o desempenho alcançado com os projetos pedagógicos ali desenvolvidos. A fim de conferir as razões deste sucesso, o Mesa Redonda do A VOZ DA VITÓRIA trouxe para o Estúdio da Tabocas FM (98,5), o Gestor desta unidade educacional, Antônio Arnaldo da Silva, acompanhado da Professora Gabi Silva, onde ambos têm prestado relevantes serviços à unidade escolar.

Para Antônio Arnaldo, os desafios são inúmeros inclusive os que norteiam a necessidade de mudanças e suas conquistas,  pois os resultados vêm trazendo satisfação e prazer a toda a equipe que compõe a Escola de Natuba. “Números promissores denunciam o sucesso dessa equipe e nos dimensiona o tamanho da satisfação em atravessar todos os obstáculos encontrados ao longo do caminho da construção de uma educação de qualidade”, pontuou. Ele contou que encontrou a Escola de Natuba com apenas 170 alunos e que hoje após a implantação de novos projetos pedagógicos já são 375 alunos de dez comunidades, sendo elas: Canha, Mocotó, Chã dos Patinhos, Trancados e Serra Grande, todos da área Rural da Vitória de Santo Antão.

“O primeiro grande desafio ficou por conta do incentivo à leitura com o Projeto Escritores Mirins, que justamente devido ao seu sucesso atraiu a atenção da TV Globo e da sociedade pernambucana, mas que infelizmente conta com uma deficiência enorme por conta da falta de uma biblioteca, onde nem a presença do Secretário Estadual de Educação uns meses atrás, surtiu grandes efeitos nesse sentido. Não somente pelos projetos de sucesso praticados pela Escola de Natuba e sim pelos resultados surpreendentes diante das adversidades encontradas pela equipe”, salientou o diretor.

“Vale salientar que o educandário alcançou o maior índice no IDEBE. Enquanto a média estimada pelo Governo para 2016 são de 6 pontos a Escola conquistou 4,5 pontos, o que ainda deixa abaixo da média nacional, porém considerando todos os problemas enfrentados esse dado se torna animador”, destacou Arnaldo.

Eles contaram que na Prova Brasil foram registrados números exitosos. Em três anos de análise, dentro dos padrões exigidos pelo Governo do Estado a Escola de Natuba tem 100% das metas atingidas ficando com 0,01% de evasão, 13% de alunos abaixo da média, 0,3% de alunos fora da faixa e todas essas conquistas se devem a toda uma equipe de profissionais que fazem o que gostam e se empenham a fazer com qualidade.

Para a Professora Gabi Silva muito em breve outros trabalhos estarão na pauta da Escola onde todos os envolvidos poderão contar com assistência mais eficaz. Um deles já está em fase final a fim de atingir o público alvo que é o “Projeto Boa Visão”. Este servirá como suporte para identificação de alunos que sofrem com problemas de visão e assim encaminhá-los a tratamento de correção imediata dos problemas diagnosticados. O projeto pretende fechar parcerias com as Óticas da cidade para que os alunos possam ter descontos na compra de seus óculos, contribuindo para que estes possam levar uma vida escolar normal e com boa produtividade.

A Escola de Natuba corre o risco de passar pelo processo de municipalização, devido ao  fato dos municípios passarem a assumir a responsabilidade em oferecer o ensino fundamental. Tal migração do Estado para o Município tem sido motivo de preocupação dos gestores da escola e da comunidade de Natuba, quando não se estar claro se este processo garantirá o modelo de gestão exitoso atualmente empreendido.

Apresentação: Lissandro Nascimento.

Produção: Jáder Siqueira, Josimar Cavalcanti, Márcio Souza.