• Ceclin
nov 21, 2019 0 Comentário


Escada celebra 233ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação

Escada celebra 233ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação

A comunidade católica de Escada, na Mata Sul do Estado, vivencia até o próximo domingo (24//11) a festa bicentenária de sua padroeira. A Paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada traz como tema desta 233ª edição “Maria Mulher Eucarística, modelo perfeito de viver em comunhão”. Desde o dia 14 os novenários abrem as noites na cidade para as celebrações da Santa Missa. As festividades da Padroeira referem-se ao título concedido a Santa pelas antigas histórias que revelam a visita da Mãe de Jesus ao Município portando uma escada nas mãos.

O vigário episcopal e pároco monsenhor Josivaldo Bezerra coordena os 11 dias da programação litúrgica, que encerra com a tradicional procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação de Escada. Essa é a última Festa do pároco Valdir Bezerra, o mesmo está à frente da paróquia local há 27 anos.

Considerada a 4ª maior festa Mariana Arquidiocesana, a festividade atrai cerca de 50 mil fiéis em todo o novenário. O culto foi trazido de Portugal para o Brasil.

SHOWS – A Prefeitura de Escada promoverá no Pátio de Eventos a partir das 20h. deste domingo (24), shows musicais quando subirão ao Palco a cantora Musa, Priscila Senna, Tony Martins e a Banda Internacionais do Forró.

Escada Nossa Senhora da Apresentação 2019Porque “da Escada”?

Uma das explicações remete à infância de Nossa Senhora.

Ainda bebê, ela miraculosamente teria conseguido galgar as escadarias do templo de Jerusalém. Outra, mais prosaica, recorre a uma simples questão arquitetônica.

O atributo “da Escada” teria surgido de igrejas em que era preciso vencer escadarias para cultuar a Virgem Maria. Existem igrejas sob a invocação de Nossa Senhora da Escada na Bahia, em Pernambuco (onde empresta o nome ao Município de Escada-PE) e em outras partes do Brasil.

Em São Paulo, além de Barueri, existe outra em Guararema.Outros, mais eruditos, estabelecerão talvez um nexo com a escada de Jacó, narrada na Sagrada Escritura, pois o Patriarca sonhou com uma escada que levava ao Céu. De modo análogo, Nossa Senhora leva ao Céu, logo…

E ainda outros, quiçá, relacionaram o nome com imagens da Paixão de Cristo, dado que, muitas vezes, Nossa Senhora aparece ao lado da escada utilizada para descer o corpo de seu Divino Filho da cruz.