Ceclin
dez 17, 2021 0 Comentário


Equipes de segurança da UFPE Vitória e de Caruaru participam do Curso de Sensibilização em Gênero e Sexualidade

O curso será ministrado no Recife no próximo ano

O Núcleo LGBT da UFPE, em parceria com a Superintendência de Segurança Institucional (SSI), realizou, esta semana, o Curso de Sensibilização em Gênero e Sexualidade para as equipes de segurança terceirizada da empresa TKS que atuam nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA). Ao todo, 88 profissionais foram capacitados, inclusive, alguns servidores.

O curso visa sensibilizar os seguranças sobre a diversidade sexual, e contribuir para uma convivência mais harmoniosa nos campi. Segundo o coordenador do Núcleo LGBT, Diego Germano, essa ação abordou “o processo de formação da identidade de gênero, da sexualidade e as especificidades da comunidade LGBT dentro e fora da Universidade e como a gente deve conviver com essas diferenças”. Também foram apresentadas questões históricas, LGBTfobia e formas de não reproduzir a violência no ambiente universitário.

A capacitação teve início no CAV, com a participação de 36 seguranças, divididos em duas turmas, sendo uma na segunda-feira (13.12) e outra na terça-feira (14). No CAA, em Caruaru, a atividade aconteceu na quarta-feira (15), quando 52 seguranças participaram do curso em duas turmas, sendo uma pela manhã e outra à tarde. O curso será ministrado no Recife no próximo ano.

A iniciativa insere-se na perspectiva de segurança cidadã para os campi da UFPE. “Atendendo às novas demandas da estrutura organizacional apresentada e publicada em Portaria Normativa de julho de 2021 e que, dentro dela, trata de uma segurança cidadã em sua concepção renovadora com conquista para uma gestão participativa”, afirmou a diretora de Segurança Institucional, Olívia de Albuquerque Pessoa. Ainda segundo ela, essa iniciativa “corrobora de forma participativa e inclusiva com empatia e equidade” para a construção de uma universidade mais diversa e que respeita as diferenças.

Mais informações
Núcleo LGBT
Instagram @nlbgtufpe 
nucleo.lgbt@ufpe.br