Entenda o por quê você precisa desenvolver a Inteligência Emocional
Masterclass de Inteligência Emocional ocorreu através de uma parceria com o Blog A Voz da Vitória e tratou do tema com convidados em Vitória de Santo Antão
Resumidamente, podemos dizer que inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de administrar as suas emoções. Além disso, o indivíduo passa a compreender melhor o outro e, assim, tende a construir relações mais saudáveis. Por fim, acaba por fazer escolhas mais conscientes e conquistar mais qualidade de vida.
Você pode conseguir reconhecer os próprios sentimentos, entender situações e saber agir com responsabilidade.
A Inteligência emocional vem sendo muito estudada nos últimos tempos, mas o que é ser inteligente emocionalmente? Saber conversar francamente consigo mesmo, reconhecer os diversos sentimentos, lidar com questões que te tirem da zona de conforto e agir com responsabilidade, são alguns pontos estudados.
O especialista em desenvolvimento humano, IPCoaching e Master Practitioner em PNL (Programa Neuro-Linguístico) e Master Hipnólogo, Sidney Mamede, ensina que a educação emocional traz para a vida, melhores relacionamentos empresariais, amorosos, de amizade e com a família. A Masterclass de Inteligência Emocional foi uma parceria com o Blog A Voz da Vitória ocorrido no último dia 02 de junho, no Teatro Silogeu Prof. José Aragão, situado na Matriz da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana. Mamede pontuou que as atitudes, habilidades e conhecimentos do indivíduo fazem parte da tríade da alta perfomance no trato cotidiano.
Saber controlar as emoções é uma virtude, em muitos aspectos da vida as pessoas acabam se desesperando e bloqueando novas oportunidades, agir com inteligência emocional é saber lidar com os momentos de maior tensão, saber agir com calma, respeito e principalmente sem ferir a si mesmo. “Se colocar no lugar do próximo faz parte da educação emocional também, a empatia deve ser trabalhada, a vida acontece com todos, ficar frustrado é normal, mas carregar mágoas não agrega na sua evolução interna, entender que o outro pode estar em um dia complicado, saber traduzir as emoções claramente, ser cuidadoso, prestativo e amigo, evitar o pré-conceito e pré-julgamento acima de tudo”, assinalou o especialista.
Falando em mercado de trabalho, estudos mostram que a Inteligência Emocional é mais relevante do que o Quociente Intelectual (QI). Em uma pesquisa do Career Builder, mais da metade dos gerentes não contratariam um candidato com alto QI e baixo QE (Quociente Emocional). 75% disseram que seriam mais propensos a promover um funcionário com alta inteligência emocional. Além disso, a TalentSmart, apurou em pesquisa que a Inteligência Emocional impacta em 58% o desempenho dos profissionais. Ou seja, a Inteligência Emocional pode ser algo de extrema relevância para se ter um bom cargo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, ela está embasada em cinco pilares. Conheça cada um deles:
Auto responsabilidade
É a capacidade de assumir que o que acontece na própria vida é responsabilidade sua. Dessa forma, você entenderá que erros, acertos, fracassos e sucessos dependem sempre de si mesmo e dos caminhos que decide seguir.
Percepção das emoções
O ato de conseguir identificar as próprias emoções é um importante pilar da inteligência emocional. Além disso, permite entender as emoções do outro e identificar que mensagens elas transmitem.
Gerenciamento das emoções
Ao saber identificar as próprias emoções, menos difícil gerenciá-las. Dessa forma você consegue reagir aos imprevistos e adversidades de forma mais consciente.
Foco
Todo resultado depende de foco. Com a inteligência emocional desenvolvida a pessoa consegue focar nos aspectos positivos dos demais e das situações vividas.
Ação
O enfrentamento do medo e das incertezas só pode ser realizado por meio da ação. Assim, graças a ela é possível enfrentar as imprecisões da vida, o medo do desconhecido e a raiva. Devido a isso é possível encontrar a alegria e o amor, que são essenciais para gerar resultados e concretizar sonhos.
Características que a hipnoterapia complementa na inteligência emocional:
• Entender e compreender o próprio comportamento;
• Conviver, identificar e dominar as próprias emoções;
• Saber a importância de trabalhar as emoções negativas e como fazer isso;
• Aumentar a autoconfiança;
• Aprender a lidar com a pressão;
• Conseguir se expressar melhor e sem ter medo;
• Desenvolver o sentimento de empatia;
• Praticar a resiliência;
• Saber parar, analisar e pensar antes de agir e reagir a algo;
• Conhecer os seus limites.
Dessa forma, é possível entender como a hipnoterapia é importante para o desenvolvimento da inteligência emocional e também da qualidade de vida. Por falar em qualidade de vida, como você está trabalhando para desenvolvê-la?
SERVIÇO:
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
REALIZAÇÃO: Instituto Mamede de Desenvolvimento Humano conheça AQUI.
*O Instituto promove palestras de Inteligência Emocional gratuitas em faculdades, empresas, instituições e grupos de amigos que buscam ações empreendedoras.