Ceclin
out 21, 2015 0 Comentário


ENEM: Confira dicas e locais das provas em Vitória de Santo Antão

Enem 2015As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado (24) e domingo (25) em  escolas públicas e faculdades da Vitória de Santo Antão, Zona da Mata. Em todo o País estão inscritos 7.746.057 candidatos, 11,2% a menos que o ano passado. Tradicionalmente, o Exame é realizado no Colégio Municipal 03 de Agosto e nas Faculdades Facol e Faintvisa.

Nesta edição, os portões nos locais das provas permanecerão abertos entre 12h às 13h, e as provas serão aplicadas as 13h30 (horário de Brasília). No sábado, a duração do exame será de 4h30 e no domingo, 5h30. No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciência da Natureza e suas Tecnologias. O segundo dia será dedicado as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

CONFIRA…

A QUE HORA CHEGAR

Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. A organização recomenda que os participantes compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

A DIVISÃO DAS PROVAS

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Tempo para a prova: quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

QUE DOCUMENTO APRESENTAR

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

– Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria da Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal

– Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros

– Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação

– Carteira de Trabalho e Previdência Social

– Certificado de Reservista

– Passaporte

– Carteira Nacional de Habilitação com foto

Preste atenção!

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O QUE LEVAR

Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente — obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes antes da prova, e que deve ser guardada embaixo da carteira.

Preste atenção!

Confira alguns dos motivos que podem provocar eliminação do Enem:

– Qualquer consulta ou comunicação com outro participante.

– Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.

– Deixar a sala antes antes de passadas duas horas desde o início do Exame.

COMO USAR O CADERNO DE QUESTÕES

Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza.

Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.

O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova — serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.

As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

COMO FAZER A REDAÇÃO

A redação deve ser um texto “dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores”.

Um texto dissertativo-argumentativo, conforme a página oficial do Enem na internet, “é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.”

O participante deverá desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Preste atenção!

O que pode provocar nota zero na Redação:

– Fugir do tema, não atendendo à proposta solicitada, ou desenvolver outro tipo de texto que não seja dissertativo-argumentativo (fazer a redação em forma de poesia, por exemplo)

– Entregar a folha em branco

– Escrever um texto muito pequeno (até sete linhas)

– Copiar os textos de apresentação do tema, em vez de desenvolver argumentos próprios

– Redação com desenhos ou xingamentos

– Texto com desrespeito aos direitos humanos (demonstração de racismo, por exemplo)

A PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

No domingo, o participante deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição (inglês ou espanhol).

Não há como trocar a opção no momento da prova.

Se o participante tiver dúvidas sobre a língua escolhida, pode conferir o cartão de confirmação da inscrição. Lá está registrada a escolha.

 

Com informações do ZH Vestibular