Ceclin
out 10, 2017 0 Comentário


Encontro no dia 16 vai abrir a Semana Estadual da Pessoa Idosa em Pernambuco

Objetivo é promover a interação entre profissionais das áreas socioassistenciais e de Saúde

Fundo-do-Idoso-1024x670No próximo dia 16 de outubro, o Encontro Estadual Integrado vai abrir oficialmente a Semana Estadual da Pessoa Idosa (16/10 a 22/10). O evento, que terá como tema “A construção do cuidado integral: a interseccionalidade da Pessoa Idosa, População LGBT e da Pessoa com Deficiência”, será realizado ​,​ a partir das 8h30, na Casa das Indústrias (av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife).

Participarão profissionais das áreas Socioassistenciais e de Saúde, Gestores, Instituições de Ensino Superior, Representantes de Conselhos e Segmentos Sociais.

O objetivo do evento é debater o cuidado integral na vida da População LGBT, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência; promover a interação entre profissionais das áreas socioassistenciais e de Saúde, gestores, representantes de Conselhos e Segmentos Sociais; fomentar o empoderamento da População LGBT, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência em espaços de discussão; e fortalecer a transversalidade e a intersetorialidade requisitadas para efetivação das Politicas Públicas destes segmentos.

Nesse sentido, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, promovem políticas públicas voltadas aos segmentos da pessoa idosa, atua na implantação e implementação das ações de promoção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco.

OUTUBRO DA PESSOA IDOSA

Comemorou-se, no dia 1º de Outubro, o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, pela Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, e em Pernambuco, pela Lei nº 13.246, de 13 de junho de 2007, instituiu-se a Semana Estadual da Pessoa Idosa. Por isso, outubro consagra-se como o Mês da Pessoa Idosa. Em 2003, foi regulamentado, no Brasil, o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/03). O País também implantou a Política Nacional do Idoso (lei federal nº 8.842/1994) e constituiu o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo (Decreto Federal 8.114/13). Em Pernambuco, foi implantada a Política Estadual do Idoso de Pernambuco (Lei Estadual nº 12.109/2001), o Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa (Decreto Estadual nº. 40.190/2013), além da adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo.

SERVIÇO
Abertura Oficial da Semana Estadual da Pessoa Idosa.
DATA: 16/10/17.
HORA: 8h30 às 17h.
LOCAL: Auditório Antônio José Botelho, Casa das Indústrias – Avenida Cruz Cabugá, n° 767, Santo Amaro – Recife/PE.
TEMA DO ENCONTRO: A construção do cuidado integral: a interseccionalidade da Pessoa Idosa, População LGBT e Pessoa com Deficiência”.​