• Ceclin
jan 14, 2009 4 Comentários


Encontro define preparativos para o Carnaval 2009

Em parceria com o Ministério Público local, o 21º BPM e Prefeitura Municipal, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes através do seu Secretário Paulo Roberto, reuniu nesta quarta-feira (14) no Auditório da Faculdade Osman Lins (FACOL) todos os representantes das Troças e Blocos Carnavalescos que fazem o Carnaval da Vitória de Santo Antão para apresentar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado pelo Poder local em conjunto com os poderes citados.

Tendo a representação da Associação de Blocos e Trios (ABTV) e a Associação do Carnaval Tradicional da Vitória (ACTV), através de Arthur Andrade e Paulo Oliveira, presidentes respectivamente, este Encontro foi reforçado ainda com as participações das Secretarias de Defesa Social, de Saúde, de Obras e Guarda Municipal.
“Este encontro, inédito em nosso Município, é com o objetivo de fazermos um Carnaval organizado na cidade e resgatarmos este evento como um dos mais importantes para a região. O compromisso em torno deste TAC é justamente para que tenhamos com clareza o estabelecimento de responsabilidades e possamos assegurar o êxito do “Carnaval das Alegorias” (tema do Carnaval 2009), essência de nossa festa”, ressaltou o Secretário Paulo Roberto.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) reúne regras que deverão ser seguidas pelos os que fazem o Carnaval vitoriense e aos seus foliões, definidas pelo Ministério Público e a Polícia Militar.
Um dos pontos de destaque é com relação a proibição da comercialização de bebidas alcoolicas nas embalagens de vidro. Além da inibição de que foliões usem as ruas do corredor da folia como mictório. Será realizada uma campanha de conscientização para que as pessoas durante o Carnaval utilizem os banheiros químicos que serão instalados pela Prefeitura local. O TAC traz ainda regras com relação a segurança pública, trânsito, limpeza pública, vigilância sanitária e o estabelecimento de horário para o Carnaval que deve iniciar às 08 horas da manhã e término às 03 horas da madrugada. As troças, Pólos e trios elétricos que derespeitarem esse horário de funcionamento do Carnaval serão interrompidos pela Polícia Militar.

Na oportunidade foi apresentada o projeto geral do Carnaval e tiradas todas as dúvidas existentes feitas pelos representantes carnavalescos presentes neste encontro. O Secretário de Turismo, Cultura e Esportes – Paulo Roberto, fez questão de mostrar o que se pretende fazer para garantir a infra-estrutura do evento e aproveitou para reforçar a parceria com as manifestações populares, que é rica no Carnaval vitoriense.

por Lissandro Nascimento.