Ceclin
mar 22, 2011 2 Comentários


Encontro da ASTUR pontua os investimentos turísticos para Pernambuco

por Lissandro Nascimento


Com o objetivo de fortalecer os municípios de potencial turístico do Estado, aperfeiçoando o debate em torno das questões relacionadas ao incremento do turismo pernambucano, a Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (ASTUR/PE) existe há 21 anos, procurando acompanhar e interferir em tudo que seja do interesse dos municípios associados.
Reunidos bi-mensalmente, a vez de sediar o primeiro Encontro de Secretários e Dirigentes Turísticos de 2011 coube a Vitória de Santo Antão, os quais nesta terça e quarta-feira (22 e 23), estão reunidos no Auditório da Faculdade Osman Lins (FACOL).

Recebidos por Paulo Roberto Arruda – Secretário de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, os presentes assistiram a um vídeo produzido por sua equipe retratando o perfil sócio-econômico da Vitória. Paulo Roberto considera que é um desafio no processo de interiorização do desenvolvimento as ações que devem ser tomadas pelos polos regionais, os quais precisam está fortalecidos conforme o planejamento estratégico do setor até 2020, que detém uma ordem de recursos no valor de US$ 125 milhões.
“A Astur cumpre um papel fundamental neste contexto. Sobretudo quando soma os interesses dos municípios e promove a união para o desenvolvimento do setor turístico”, ressaltou Paulo Roberto na abertura do evento.

Estiveram no encontro o Secretário de Governo, Ozias Valentim, representando o prefeito do Município, Elias Lira. Também com a impossibilidade de participar Alberto Feitosa – Secretário de Turismo do Estado, o qual enviou uma representante. Já o presidente da Empetur, André Correia, foi representado por Salo Messias – Gerente Geral do Prodetur Nacional.
Responsável por gerenciar os recursos financiados pelo BID, bem como a execução dos projetos turísticos para Pernambuco, Salo Messias destacou que o Prodetur II está dividido em três polos: o Costa dos Arrecifes, Polo do Agreste e o Polo do Vale do São Francisco.

A diretora da Empetur destacou o sucesso do Carnaval 2011 em Pernambuco, o qual segundo pesquisa aplicada entre os turistas que aqui estiveram, estes são atraídos basicamente pela diversidade cultural presente no Estado.
A Empetur lembrou aos dirigentes dos municípios quanto a necessidade de elaborar e enviar o Calendário oficial de suas cidades ao órgão. “Há um critério hoje de só ter acesso as verbas governamentais para o setor a cidade que tiver um calendário festivo definido. Sem isso não há como inserir os municípios nos investimentos que o Governo do Estado dispõe”, reforçou.

Na oportunidade, Sérgio Aroucha – Presidente da ASTUR, destacou os diversos ramos que estão presentes hoje no turismo pernambucano, aproveitou para tocar quanto aos avanços do Polo Gastronômico, o qual Pernambuco é o 3º no País. A Fundação Gilberto Freyre trouxe ao encontro uma palestra sobre “Gastronomia Pernambucana”, apresentado por Gilberto Freyre Neto.

Aberto o Painel sobre os “Projetos Turísticos, Burocracia e Desafios dos Municípios”, este foi conduzido pelo Juiz Demócrito Reinaldo, que contou com as participações de Hélio Gurgel – Presidente da CPRH, André Campos – Secretário de Turismo do Recife, Cláudio Freitas Gonçalves – Gerente de Sustentação ao Negócio da Caixa Econômica Federal (CEF).

O Secretário Paulo Roberto acompanhou na tarde desta terça-feira os dirigentes para fazer uma visita técnica aos atrativos da Vitória de Santo Antão. Já a noite está agendado um jantar entre todos que compõe a Astur com o Prefeito Elias Lira. O Encontro continua ainda nesta quarta-feira onde serão debatidos a participação da Astur na 6ª Mostra Internacional do Turismo, além de suas atividades internas.

Um ponto importante discutido foi a questão das exigências burocráticas para a aprovação de projetos nas áreas Estadual e Federal. Apesar de algumas delas serem criticadas por considerá-las exorbitantes, todos foram unânimes em afirmar a necessidade das Prefeituras criarem as Secretarias Municipais e os respectivos Conselhos Municipais.


por Lissandro Nascimento.


CONFIRA AS FOTOS…