Ceclin
Maio 17, 2021 0 Comentário


Empregados da Ebserh na luta!

Há mais de um ano com o acordo coletivo vencido, os trabalhadores da Ebserh Recife (Hospital das Clínicas/UFPE) estão mobilizados. Nesta terça, 18 de maio, o Sindsep-PE realiza uma assembleia com a categoria para avaliar a situação. Será às 15h30, de forma virtual, pelo aplicativo Zoom.

Além de não chegar a um entendimento com os trabalhadores, a Ebserh ainda tenta retirar direitos desses profissionais, que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19. Já foram realizadas até agora 11 reuniões entre os empregados e representantes da empresa, além de quatro encontros mediados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Passamos todo esse período tentando negociar com a empresa em respeito aos brasileiros e brasileiras que estão enfrentando essa pandemia descontrolada no País. Afinal, já são 430 mil mortes! Mas os integrantes do governo faltam com o respeito à categoria e à própria população ao tentar reduzir nossos salários. Não podemos permitir que isto ocorra”, comentou a trabalhadora da Ebserh e diretora do Sindsep-PE, Gislaine Fernandes.

Na última reunião com intermediação do TST, ocorrida na quarta-feira (12.05) a empresa informou que enviou três propostas à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Em todas, a Ebserh continua insistindo na alteração do indexador de cálculo de insalubridade dos trabalhadores. Esse ponto é considerado cláusula pétrea e a mudança pode impor reduções salariais de até 27%. A Ebserh também se nega a fazer qualquer reposição salarial para a categoria. Em alguns Estados, os empregados da Ebserh chegaram a deflagrar greve, mas o movimento paredista foi suspenso por determinação da Justiça.

ASSEMBLEIA 

Os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh em Pernambuco, lotados no HC/UFPE, irão realizar uma assembleia nesta terça-feira (18.05) para debater o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021 da categoria. Na ocasião, irão discutir as novas movimentações relacionadas às negociações. A assembleia acontecerá pela plataforma Zoom. O link da reunião está sendo divulgado para os funcionários pela direção do Sindsep.

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE