Ceclin
abr 27, 2014 0 Comentário


Em Vitória, Solidariedade empossa diretoria e arma sua estratégia eleitoral

por Lissandro Nascimento

O Partido da Solidariedade (SDD), que é presidido nacionalmente pelo deputado Federal Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força Sindical”, firmou sua Direção Provisória na tarde deste Domingo (27) em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado. Detentora da 7ª Bancada na Câmara dos Deputados, a sigla é liderada, em Pernambuco, pelo Deputado Federal Augusto Coutinho, que pretende, com ou sem aliança com o PSB, mandar para a Assembleia Legislativa entre 3 e 4 deputados estaduais.

O parlamentar veio conferir pessoalmente a posse do presidente da sigla em Vitória, vereador Dr. Saulo Albuquerque, em um almoço festivo na Casa de Recepções Maçã Verde, no Bairro do Livramento. Dr. Saulo e o vereador Geraldo Filho saíram ano passado do PSB e PTC, respectivamente, aproveitando a brecha da legislação eleitoral, conforme levantou o Blog A Voz da Vitória, que estabelece como uma das condições para deixar um partido, sem perder o mandato, é sua adesão a um novo partido, condição que foi cumprida quando ambos adentraram no Solidariedade, sob a articulação do Deputado Estadual Henrique Queiroz (PR), que vai dobrar nas próximas eleições com Coutinho em Vitória.

O vereador José Geraldo Gomes de Araújo é filho do ex-parlamentar, Geraldo Enfermeiro, este que mais exerceu mandatos na história do Legislativo da Vitória de Santo Antão, garantindo o espaço do grupo político de seu pai sendo eleito pela antiga legenda com 1.659 votos, nas eleições de 2012. Hoje, estão próximos do Deputado Henrique Queiroz que abonou o ingresso à sigla. Já o médico Saulo Albuquerque saiu do PSB, após derrota sofrida por José Aglailson, quando este não conseguiu maioria para evitar a rejeição de suas contas diante da recomendação do TCE na Casa Diogo de Braga no último dia 10/10/13, pelo qual comprometeu os direitos políticos do ex-prefeito. O fato deixou o PSB pela primeira vez, nas três últimas décadas, sem representação na Câmara Municipal.

Em Vitória, PR e SDD se juntam para apoiar Coutinho e Queiroz. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Várias personalidades do mundo político prestigiaram a posse do Diretório local do Solidariedade. Estiveram presentes o Vice-Prefeito Henrique Filho (PR), líderes comunitários, profissionais liberais e vereadores. “Todos que estão aqui acreditam na nova prática política. Nossa união representa a busca de mais resultados para o Estado e o País. Vitória ganha com uma forte economia quando dispõe de R$ 20 milhões por mês de arrecadação em seus cofres. Para atender as novas transformações nesta cidade, acreditamos no trabalho de Augusto Coutinho”, discursou Henrique Filho. Tanto as lideranças do PR, inclusive seu único vereador na cidade (Danda da Feijoada), quanto à do grupo do Solidariedade, marcham juntos para apoiar Coutinho e Queiroz, Federal e Estadual, respectivamente, em Vitória.

Sintonizado com a intervenção do filho, Henrique Queiroz se disse feliz com a união deste grupo e aproveitou para alfinetar o governo Elias Lira (PSD), pelo qual fez parte até ano passado. “O ingresso de Saulo e Geraldo no Solidariedade, representa o partido do amigo e da valorização do bem comum. Este grupo vem na busca de uma nova intervenção em Vitória, sobretudo em ajudar a cidade a fortalecer seu novo perfil industrial”, externou Queiroz, quando disputará a renovação do seu 10º mandato na Assembleia Legislativa.

Para Queiroz, o processo de industrialização em Vitória começou quando o ex-prefeito Aglailson desapropriou o Engenho Bento Velho, afirmando que a sua interlocução com o Governo do Estado e a anuência da Câmara com Dr. Saulo e Pedro Queiroz (PPS), ajudaram nesta iniciativa. “Hoje aquele lugar é um celeiro de empreendimentos industriais. Depois desta ação, o atual prefeito teve as boas condições de atrair mais indústrias”, lembrou, para adiante provocar: “O atual prefeito de Vitória não sabe gerenciar este novo momento econômico. Prefere investir R$ 2 milhões nas reformas das Praças do Anjo e do Jacaré, enquanto Vitória permanece sem Matadouro Público”, vaticinou.

O parlamentar confirmou que tanto ele, quanto alguns políticos presentes ao evento são “crias” do seu finado irmão e ex-prefeito Dr. Ivo Queiroz; se referindo neste caso, a Geraldo Enfermeiro, Edvaldo Bione, Dr. Saulo, Bau Nogueira e o próprio Elias Lira (este último eleito prefeito com apoio de Dr. Ivo em 1982).

Com o lançamento desta aliança, Dr. Saulo Albuquerque tomou posse como presidente do Solidariedade em Vitória lembrando o início de sua carreira política. “Fui inspirado para a vida pública pelo saudoso médico Ivo Queiroz quando atuava com ele na Maternidade”, frisou. Dr. Saulo assumiu pela primeira vez uma vaga na Casa Diogo de Braga entre 2003-2004, no lugar de Aglailson Júnior. Depois não conseguiu continuar na Casa ficando na terceira suplência. Em 2008, foi eleito como o 10º mais votado daquele pleito. Em 2012, renovou o mandato sendo o terceiro mais votado (2.770 votos), numa eleição aonde o PSB chegou a ser esvaziado. “O PSB ficou esfacelado com a desistência de cinco vereadores. Fiquei só e não desisti da disputa. O partido perdeu o rumo na cidade, não tive como lá continuar”, relatou, onde inclusive, este fato na época, foi motivo de vasta cobertura do Blog A Voz da Vitória.

O deputado Federal Augusto Coutinho deu posse ao diretório do partido Solidariedade no município, aproveitando para divulgar o tamanho de sua sigla. O Solidariedade conta com uma Bancada de 24 deputados federais e 1 senador, além de 86 deputados estaduais, cerca de 350 prefeitos e 3.500 vereadores; por sua vez em Pernambuco, a sigla detém 78 vereadores. “O partido nasceu da vontade de inovar e quebrar o radicalismo existente entre patrão X empregados. Ajudei junto com Paulinho da Força a construir o Solidariedade para reformarmos o setor econômico do País”, discursou Coutinho.

Augusto Coutinho exerce pela primeira vez o cargo de deputado Federal e busca renová-lo. Ele foi vereador do Recife por duas vezes e teve três mandatos de deputado estadual, todos sendo eleito pelo DEM. “Nossa história sempre teve o esforço em promover a união política em pró de Pernambuco, desde o período do governo Jarbas. Precisamos continuar esta luta e assumo este compromisso com Vitória”, assegurou o parlamentar.

Direção Provisória do Solidariedade:

Presidente – Dr. Saulo Albuquerque

1ª Vice – Maria Edileusa Silva

2ª Vice – Lucineide Cavalcanti

Secretário – Geraldo Filho

Tesoureira – Juraci Cunha.

Confira as imagens…

Posse Diretoria do Solidariedade em Vitória. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem