Ceclin
mar 17, 2023 0 Comentário


Em Vitória, servidores do MPPE participam do curso de Instrução de Atendimento Pré Hospitalar e Prevenção e Combate a Incêndio

Servidores que atuam na sede das Promotorias de Justiça da Comarca da Vitória de Santo Antão participaram, no último dia 15 de março, do Curso de Instrução de Atendimento Pré Hospitalar e Prevenção e Combate a Incêndio. A partir dessa iniciativa, a proposta é concretizar o projeto “Cuidar do outro é cuidar de si”, de autoria da Coordenadora Administrativa e Promotora de Justiça, em exercício cumulativo, Joana Cavalcanti de Lima Muniz. Por solicitação dela, a ação do dia 15 foi conduzida por integrantes da Assistência Militar e Policial Civil (AMPC), sendo articulada pelo Tenente Coronel Carlos Alexandre Santos, que articulou junto ao 1º Comando de Grupamento (CG), a mencionada instrução.

O conteúdo teórico e as atividades práticas foram conduzidas pelo Major BM André Pereira da Silva; Sargento Cíntia Rafaelle do Carmo Santos Marques; Jamerson Adelino Pessoa Marques; e outros efetivos daquela corporação. De forma prática, os participantes aprenderam como realizar manobras de heimlich, além de outros procedimentos de primeiros socorros. Já no rol de entrada do prédio, foi realizada uma demonstração de como apagar pequenos incêndios, utilizando os próprios equipamentos (mangueira 1/5) da sede das Promotorias de Justiça, usando ainda em outro exemplo, um botijão de gás de cozinha, fator esse de maior número de ocorrência.

Na ocasião, alguns servidores puderam compartilhar as experiências vivenciadas dentro e fora da sede das Promotorias de Justiça e como o curso foi de extrema importância, uma vez que a demanda de atendimento ao público aumenta dia a dia e nada melhor que adquirir conhecimento, sobretudo na área de primeiros socorros e prevenção e combate de incêndio.

Estiveram presentes no evento, o Tenente Coronel BMPE Carlos Alexandre – que enfatizou a importância do curso ser estendido em todo âmbito do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) -; e o Major PMPE Josué Manoel de Oliveira Júnior, ambos da AMPC. Também integrou a programação, o 4º Promotor de Justiça Civil Francisco Assis da Silva, que elogiou a dinâmica dos responsáveis em ministrar o curso e destacou a importância dos conhecimentos básicos em atendimento pré hospitalar.

Participaram da instrução, servidores, assessores de membros, estagiários, terceirizados, além de policiais militares que estão a serviço naquela sede, todos enalteceram o curso básico que prepara para uma eventual necessidade.