Ceclin
out 24, 2014 0 Comentário


Em Vitória, alunos da Escola Rotary realizam ato de prevenção à Dengue

Alunos da Escola Rotary, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, realizaram durante a manhã desta sexta-feira (24), um ato de conscientização voltado à prevenção e combate ao Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Os estudantes, na faixa etária de 06 a 12 anos, saíram pelas ruas do Alto Nossa Senhora do Amparo segurando cartazes e distribuindo panfletos com informações importantes no combate ao mosquito transmissor.

Sobre a Dengue – Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença. (Fonte: portalsaude.saude.gov.br).