• Ceclin
ago 01, 2019 0 Comentário


Em Vitória, 03 de agosto conta com atos cívicos, religiosos e festivos

feriado 03 de agosto, Vitória

Por Lissandro Nascimento

Neste sábado, feriado de 03 de agosto, Vitória de Santo Antão celebra os 374 anos da Batalha do Monte das Tabocas. Eventos públicos e privados vão movimentar o feriado na cidade. A Prefeitura, o Instituto Histórico local e a Paróquia de Santo Antão realizam os atos para lembrar a data.

A Prefeitura de Vitória inicia reinaugurando na manhã desta sexta (02), o Colégio Municipal 03 de Agosto, depois de realizar sua reforma. Já para o sábado, a programação contará com hasteamento das bandeiras, corrida, procissão, missa e apresentações culturais no Monte das Tabocas, local da histórica batalha. A Procissão de N. Sa. de Nazaré inicia seu percurso após o ato cívico na Praça do Anjo e conclui às 10h com a Missa celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz – em palco instalado no Monte das Tabocas. Logo depois das atividades religiosas, por volta do meio-dia, o público terá as apresentações musicais de David Balada e Bebeto Show.

Por sua vez, nesta sexta (02), às 20h, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória promove palestra do Professor Luiz Bezerra de Carvalho, discente catedrático da UFPE, regado a coquetel e apresentação cultural.

Além da 41ª Corrida das Tabocas que larga às 08h do sábado com cerca de 150 atletas, na Praça do Anjo,  acontece também na Paróquia de N. Sa. de Fátima (de  Água Branca), a 4ª edição da Caminhada Monte das Tabocas que percorre 10km da Paróquia saindo às 05h. até o Monte, procurando estimular os vitorienses em visitar o Sítio Histórico e plantar mudas nativas.

Ainda na manhã do sábado acontece paralelamente a Tradicional Feira de Animais de Agosto, devendo reunir centenas de vendedores e criadores de animais de pequeno e grande porte, produtos agropecuários, feira de artesanatos, praça de alimentação e muito forró. A Feira ocorre no Parque de Exposições e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, no bairro de Conceição II (Iraque).

O feriado em Vitória também contará com dois grandes eventos musicais em locais fechados. Na noite da véspera do feriado a casa de shows Haras Bela Vista recebe os artistas: Devinho Novaes, Rogério Som, Forró Pegado, Eduarda Alves e Roginho. Já no sábado à noite, vai ter concentração festiva com Open Bar no Clube O Leão, na Matriz de Vitória, promovido pelo ‘Bloco Me Leva’, contando com os shows de Samba das Antigas, Excesso de Bagagem e o MC Sheldon.

HISTÓRIA

A data 03 de Agosto tem como registro o fato ocorrido que contribuiu nos rumos da História em Terras Brasileiras, o Monte das Tabocas que desencadeou um espírito de resistência crucial para a retomada do domínio da então província de Pernambuco. Localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul pernambucana, em 1645, houve a primeira batalha da campanha de expulsão dos holandeses de Pernambuco no século XVII. Os 374 anos do importante combate entre luso-brasileiros e holandeses é lembrado nesse feriado na cidade com as repartições públicas e comércio fechados, além de atos cívicos, religiosos e festivos neste sábado.