Ceclin
Maio 11, 2021 0 Comentário


Em Pombos, Geração Futuro inicia formação de Agente de Desenvolvimento Ambiental

A Geração Futuro iniciou a formação com a primeira turma do curso em Agente de Desenvolvimento Ambiental, promovido pelo Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente. Diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a organização se reinventou e adotou o ensino remoto para realização dos encontros pedagógicos com os/as adolescentes. Neste início de formação, os/as estudantes vivenciam o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”.

O primeiro módulo visa estimular os/as adolescentes a se enxergarem e se reconhecerem como sujeito e protagonista da ação transformadora, a partir da busca pessoal de sua identidade, sua relação com a família, escola e sociedade, identificando e buscando soluções para os problemas sociais, num ambiente participativo e dinâmico.

A coordenadora pedagógica do projeto, Adriana Freitas, ressalta a importância do módulo para que os/as adolescentes se reconheçam como protagonistas. “A metodologia provoca os adolescentes a questionarem seu papel, seus sonhos, objetivos e direitos, como o acesso à educação. É importante também para eles entenderem seu entorno, sua comunidade e família, assim como questionarem como podem contribuir para mudar a realidade existente”, explicou. “Acreditamos que os adolescentes são protagonistas de sua história e que antes de lutar por qualquer direito é preciso se conhecer e conhecer seu lugar nessa fase de descobertas”, concluiu Adriana.

Voltado aos estudantes da rede pública de ensino do Município de Pombos, a formação contempla e envolve adolescentes de nove escolas municipais, urbanas e rurais, e vem acontecendo de forma online, através de diversas plataformas, como explica Adriana: “Os adolescentes da formação estão assistindo em suas residências via celular ou computador pelo Google Meet, como também por grupos de WhatsApp e aulas gravadas. A equipe está se esforçando muito para que os encontros, apesar de serem remotos, sejam realizados de forma dinâmica, lúdica, usando quadros, imagens, desenhos, músicas e vídeos”.

O Curso é gratuito e tem duração de quatro meses, somando carga horária total de 160h. Além do “Quem sou eu? Quem somos nós?”, o público beneficiado ainda vivenciará os módulos “Cidade Sustentável”, “Semear” e “Plantar”.

Sobre o Projeto: O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino do Município de Pombos, em Pernambuco, para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de 10 mil mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos, e da Fundação Itaú Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social.

Sobre a Geração Futuro: Fundada em 2005, a Geração Futuro é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como objetivo atuar na promoção e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente através da arte para a educação, influenciando as políticas públicas na perspectiva da transformação social. A sede da ONG fica localizada na Quadra C do Loteamento São José, em Pombos.