Ceclin
out 21, 2022 0 Comentário


Em alta: o fenômeno da plataforma mobile no mundo do entretenimento

Fotos: by Freepik

Em uma era tomada por conexões online, na qual o tempo tem se tornado uma ferramenta cada vez mais preciosa na rotina de muitas pessoas, os dispositivos móveis são a principal forma de acessar à internet e consequentemente aliados preponderantes à indústria do entretenimento.

Sendo assim, os aplicativos passaram a oferecer o que nenhuma plataforma pode proporcionar com tamanha praticidade: um conteúdo dinâmico, customizável e de fácil acesso. A prova disso está na histórica fusão do WhatsApp, Messenger e Instagram, o que acabou facilitando a vida ainda mais dos usuários mais assíduos de redes sociais no smartphone.

Devido a esse cenário que já vem moldando junto à expansão das redes móveis, o desenvolvimento de novas tecnologias para suprir as constantes transformações da indústria mobile resultou em ferramentas e produtos capazes de atender os mais rigorosos padrões de qualidade do público consumidor, principalmente nos seguintes âmbitos: streaming de música, jogo online e streaming audiovisual.

Para ampliar o campo de análise, bem como agregar dados que comprovam a participação efetiva dos dispositivos móveis no setor do entretenimento, logo a seguir iremos trazer à tona aplicativos e produtos que são modelos de sucesso no segmento.

Streaming de música: Spotify

Ainda que CDs, vinis e DVDs não perderam o charme com o passar dos anos, é inegável que as plataformas de streaming musical assumiram o papel de protagonismo no consumo de música global. Segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, há cerca de 523 milhões de assinantes mundiais no segmento — número recorde para o setor.

Logo, com 31% da fatia do número total, a plataforma do Spotify tem, de longe, a maior participação do mercado. Para efeito de comparação, é mais que o dobro de assinaturas em relação à segunda colocada, a Apple Music (15%).

Comum catálogo composto por mais de 82 milhões de músicas, um dos mais ricos em variedade no segmento, o Spotify ainda goza de um grande prestígio no mercado comercial da música. A cantora brasileira Anitta, por exemplo, entrou este ano para o Guinness World Records como a primeira artista solo latina a conquistar o top 1 global do Spotify, com o hit “Envolver”.

Jogo online: Jogo do Foguetinho

Plataforma de jogo preferida por 48,3% dos jogadores brasileiros, de acordo com dados da 9ª edição da Pesquisa Game Brasil, os games online mobile vivem o seu boom não só no Brasil, como também em outras partes do globo.

Dito isso, um dos jogos em maior evidência na cena brasileira e internacional é Spaceman. Chamado pelos brasileiros de Jogo do Foguetinho, Spaceman é um game moderno de cassino online crash e traz consigo um icônico astronauta como protagonista.

Contudo, fica a seguinte pergunta: o que explica a sua popularidade? Pois bem, um dos principais motivos para o seu sucesso é a mecânica de jogabilidade em curva ascendente, na qual a sua dinâmica de acumular multiplicadores em tempo real a difere de muito caça-níqueis padronizados e sem tantas alternativas.

Sendo que um dos grandes desafios dos jogadores para vencer no Jogo do Foguetinho é tentar adivinhar em qual momento o personagem terá a sua trajetória interrompida no espaço. Para executar tal tarefa, os entusiastas contam com distintas ferramentas de Cash Out, algo que favorece muito o seu prestígio junto ao público.

Streaming audiovisual: Netflix

Nos últimos anos, o número de assinantes de plataformas de streaming cresceu consideravelmente e isso se deve, em parte, ao maior consumo de entretenimento em dispositivos móveis.

De acordo com uma pesquisa realizada em novembro do ano passado pela plataforma Mobile Time, em parceria com a empresa de pesquisa Opinion Box, mais da metade dos brasileiros que têm smartphone com conexão à internet assinaram algum plano de conteúdo audiovisual sob demanda no período de 2020.

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, como já era de se imaginar, a plataforma da Netflix foi a preferida de 81% das pessoas entrevistadas na pesquisa. Afinal, com pouco mais de 220 milhões de assinantes em 190 países, a Netflix é uma parte muito significativa da engrenagem que envolve o amplo e diverso segmento audiovisual contemporâneo.

Além disso, vale destacar que a empresa é detentora dos direitos de exibição de mais de 13 mil títulos, entre filmes, séries, documentários e tantas outras variações de conteúdo sob demanda no mundo.

Você sabia? Netflix brasileira tem mais assinantes na comparação com TV paga

A representatividade do streaming é tão grande que a Netflix já soma mais clientes do que assinantes de TV por assinatura no Brasil. Enquanto a plataforma de audiovisual conta com cerca de 19 milhões de assinantes no País, a TV paga vive um de seus períodos de maior crise em sua história.

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em março deste ano a agência registrou o número mais baixo de assinantes da TV paga em uma década: 13,3 milhões, o que representa aproximadamente 6 milhões a menos do que a Netflix. Ou seja, é mais uma prova concreta que o serviço de streaming é um caminho sem volta.