Ceclin
fev 28, 2020 0 Comentário


Eleitores de Feira, Gravatá e Primavera têm até 27 de março para cadastrar biometria

Cadastramento das impressões digitais é necessário para votar nas eleições de 2020. Caso queiram, maiores de 70 e menores de 18 podem fazer o recadastramento.

Por G1 PE

Dos 45 municípios pernambucanos determinados para cadastrar a biometria de eleitores no ciclo 2018-2020, 35 ainda estão com o processo em andamento. Isso significa dizer que, até o dia 27 de março, os eleitores dessas cidades devem cadastrar as impressões digitais para que possam votar nas eleições de 2020. Confira os municípios com o processo em andamento:

Abreu e Lima
Afrânio
Água Preta
Alagoinha
Angelim
Belo Jardim
Betânia
Bom Conselho
Cabrobó
Carnaubeira da Penha
Condado
Cumaru
Feira Nova
Gravatá
Itapetim
Itaquitinga
Joaquim Nabuco
João Alfredo
Lagoa de Itaenga
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Maraial
Orobó
Orocó
Ouricuri
Panelas
Paudalho
Pedra
Primavera
Quipapá
Santa Maria da Boa Vista
São Benedito do Sul
São João
Venturosa
Vertentes

Nesses municípios, o percentual de atendimento de eleitores é superior a 72,67%, mas a expectativa é cadastrar todos. O agendamento pode ser feito a partir do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Para realizar o serviço de cadastro ou revisão biométrica é necessário comparecer ao local para o qual foi feito o agendamento com:

documento de identificação oficial com foto
comprovante de residência atual
título de eleitor, se tiver.

Homens com mais de 18 anos até os 45 anos devem levar também um documento que comprove o alistamento militar obrigatório.

Maiores de 70 anos e menores de 18 que queiram votar nas eleições de 2020 também devem procurar os cartórios eleitorais. De acordo com o TRE, o sistema biométrico afasta o risco de fraude, traz mais segurança e fortalece a democracia.

Quem não tiver a situação eleitoral regularizada tem, automaticamente, o título cancelado e não pode tomar posse em cargos públicos, nem tirar passaporte ou fazer empréstimos em bancos oficiais. Estudantes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também não podem se matricular em universidades públicas. No chamado “Ciclo Biométrico 2018/2020”, a meta do TRE é cadastrar a biometria de cerca de 1 milhão de eleitores. Atualmente, dos 6,6 milhões de eleitores pernambucanos, aproximadamente 5,6 milhões já se identificam antes de votar usando as digitais.

Processo de cadastramento da biometria está em andamento em 35 municípios pernambucanos — Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE/Divulgação

Processo de cadastramento da biometria está em andamento em 35 municípios pernambucanos — Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE/Divulgação

 

Eleições em 2022

O TRE divulgou a lista de 28 municípios que devem contar com biometria obrigatória nas eleições de 2022. Os eleitores desses locais podem já cadastrar as digitais, mas não vai ser cobrado na votação de outubro deste ano, ou seja, caso o eleitor não faça o recadastramento, poderá votar normalmente para escolher prefeito e vereador.
Confira a relação de municípios que vão fazer cadastro de biometria para 2022:

Águas Belas
Brejo da Madre de Deus (incluindo Distrito de São Domingos)
Buíque
Caetés
Capoeiras
Cedro
Correntes
Floresta
Iati
Ibimirim
Inajá
Ipubi
Jaboatão dos Guararapes
Jataúba
Lagoa do Ouro
Manari
Palmeirina
Parnamirim
Pesqueira
Poção
Saloá
São Bento do Una
Serrita
Sertânia
Taquaritinga do Norte
Terra Nova
Toritama
Trindade.