Ceclin
out 01, 2008 2 Comentários


Eleitor quer "honestidade" no político, acima de tudo

A pesquisa CNI/Ibope divulgada na segunda-feira (29) aponta que a honestidade é a principal qualidade que o eleitor espera do próximo prefeito. O levantamento aponta ainda que as propostas dos candidatos são o principal fator para decisão do voto.

A maioria dos eleitores, 52%, afirma que já havia decidido seu voto antes da propaganda eleitoral no rádio e na TV. De acordo com o levantamento, 44% acreditam que a honestidade é a principal qualidade que um político precisa ter para ser prefeito. Na seqüência aparecem a competência (10%), o conhecimento dos problemas do município (7%), a experiência (6%) e o cumprimento das promessas (6%).

Ao descrever o que esperam do próximo prefeito, 35% apontaram o desejo de mais emprego, enquanto que 23% querem primeiro mais saúde. Outros 9% querem mais combate a fome e pobreza, e 7% querem mais atenção à segurança pública. A pesquisa perguntou ainda qual o principal fato para a definição do voto. Para 31% dos entrevistados, as propostas são fundamentais. Outros 26% apontaram a experiência em cargos anteriores como principal fator.

Apenas 3% apontaram na primeira escolha que a definição do voto depende do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que registrou novo recorde de aprovação. A maioria dos pesquisados, 52%, disse ao Ibope que já havia decidido seu voto antes do horário eleitoral. Outros 11% se decidiram durante a campanha. O índice de indecisos ainda é alto, uma vez que 13% disseram que vão se decidir nesta última semana, e 17% querem deixar a escolha para o dia de ir à urna. O Ibope ouviu 2002 eleitores em 141 municípios do País entre os dias 19 e 22 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 2%.