Ceclin
out 04, 2008 5 Comentários


ELEITOR DESCONHECE FUNÇÃO DO VEREADOR

O cidadão, em geral, tem muito mais noção das funções do prefeito que das do vereador. É mais fácil escolher o prefeito porque o senso comum indica que o chefe do Executivo é quem pode levar adiante as políticas públicas.
Foi essa discussão que pautou a Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITÓRIA pela Rádio Tabocas FM (98.5) desta sexta-feira (03) – ao meio-dia. Além de discutir as atribuições do parlamentar, foi feito uma análise dos seis debates promovidos pelo Programa com os candidatos a vereador nas Eleições 2008, dos quais passaram pela Mesa Redonda 24 candidatos a vereador em Vitória de Sto. Antão, o equivalente a 20% dos concorrentes à Casa Diogo de Braga nas Eleições 2008. Foi debatido ainda o quadro político eleitoral em Vitória e Região, bem como da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Estiveram presentes como debatedores o apresentador Lissandro Nascimento, o cronista Elias Martins, o Agente Penitenciário e Economista Célio Brasileiro, o editor do BlogVandson Cássio (por telefone), ainda a participação do Coronel Souza – do 21º BPM que trouxe as últimas novidades da organização da segurança para as eleições 2008 neste domingo (05) na região.
Foi percebido no debate que contou com as perguntas dos ouvintes a falta de informação sobre as responsabilidades e competências da Câmara Municipal, acredita o Elias Martins.
– O prefeito tem nas mãos o orçamento do município, tem a máquina administrativa da prefeitura. É ele quem constrói, quem pavimenta, quem eletrifica, quem reforma. Enfim, o trabalho do prefeito é bem visível e é possível ao eleitor uma associação direta entre o cargo e as atribuições – afirma Martins. Já o papel do vereador, no outro lado, não é tão evidente assim. Ele deve representar a comunidade, legislar, participar da elaboração do orçamento e fiscalizar o Executivo, mas para o eleitor com menor grau de informação estas funções por vezes não são devidamente reconhecidas. E o debate tratou de esclarecer didaticamente estes pontos.
A primeira atribuição do vereador que merece destaque é a função de Representar. O vereador é responsável por buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas; além da mais intuitiva das atribuições que é o ato de Legislar, para que este ato seja uma Lei efetiva, aplicável, equilibrada e atenda aos desejos da coletividade.
Destaca-se também a terceira atribuição da Câmara Municipal que é a de participar da Elaboração do Orçamento Público. O orçamento é a Lei, editada anualmente, que expressa todas as políticas públicas do Município. Há uma outra função quase esquecida pelas Câmaras Municipais: a sociedade em geral não sabe e o próprio Vereador muitas vezes desconhece sua responsabilidade de exercer o Controle Externo. Significa dizer que é responsabilidade do vereador realizar a fiscalização e o controle das contas públicas.
Após foi discutida o quadro político regional e do Estado para o próximo dia 05 de outubro.
O 21º BPM declarou que a sociedade pode se dirigir às urnas eletrônicas com tranquilidade. Foi levantado alguns dados relativos à polarização existente na eleição em Vitória, bem como as perspectivas de renovação no poder legislativo local.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira.
Equipe: Gilberto Júnior, Felipe França, Genilda Alves, Vandson Cássio.