• Ceclin
out 10, 2008 10 Comentários


Eleições 2008 e o avanço das forças democráticas

Caro leitor, gostaria de fazer um balanço pessoal acerca das Eleições Municipais 2008, e em seguida, apresenta-lhes um saldo “final” de todo o processo sucessório.
Inicialmente, pudemos perceber o avanço do processo democrático em nosso País, pela seriedade vista na organização das Eleições por parte das Instituições responsáveis, como também, pelas disputas acirradas por todas as cidades de nosso País.
Pois, se de um lado as forças mais conservadoras, favorecidas pelo apoio da classe burguesa e elitista lutam para chegar ao poder; do outro, percebe-se a união das forças democráticas e progressistas, em torno da sustentação do projeto desenvolvimentista e de avanço popular, liderado na atualidade pelo Presidente Lula. Que decisivamente “travaram” uma grande disputa em torno do pleito 2008 (Executivo e Legislativo).

Confesso que de uma maneira geral, nestas eleições quem saiu ganhando foi o povo (diferentemente de outras épocas), por ter uma maior clareza de que tipo de projeto quer ter para o seu município, ainda por está mais convicto da importância em analisar as propostas que seu candidato defende e se dispõem a realizar, é mais importante do que a sua “foto” refeita no photoshop, divulgada nos canais eleitorais de comunicação.

E isso foi provado pelo acirramento nas disputas, pois tivemos cidades (a exemplo da Vitória de Santo Antão que teve uma votação histórica decidida por 232 votos) que as eleições foram decididas voto a voto. Isso só reforça a importância que teve as manifestações populares em torno das “Diretas Já!”, e pela nova Constituinte de 1988 (que fez aniversário neste domingo de Eleições Municipais) que nos possibilitou viver e respirar democracia em nossas cidades, Estados e em nossa nação.
Existe um fator novo que gostaria de compartilhar com vocês acerca destas Eleições Municipais: o avanço das forças populares e democráticas, aliadas a atual gestão do Presidente Lula.

Conforme demonstração dos resultados obtidos pelos números de Prefeitos Eleitos que cada *Partido elegeu em todo o País:

Partido Nº. de Prefeitos Eleitos (Cidade)

PMDB 1.195
PSDB 782
PT 548
PP 547
DEM 495
PTB 414
PR 385
PDT 343
PSB 309
PPS 132
PV 77
PSC 60
PRB 54
PMN 43
PC do B 40
PRP 16
PTN 15
PSL 15
PTC 13
PHS 13
PRTB 11
PT do B 8
PSDC 8

* São da base aliada do Governo Lula os partidos na cor vermelha.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2008/raio-x-da-eleicao/prefeitos-eleitos/

Isso só reforça o potencial eleitoral que o Presidente Lula e sua base aliada terão para as eleições de 2010 (Escolha do Presidente, Deputados Federais e Estaduais, Senadores e Governadores), pois são mais de 4.000 mil municípios brasileiros sendo dirigidos por Prefeitos alinhados ao Governo e a sua política progressista e desenvolvimentista de caráter popular, enquanto a oposição (PSDB, DEM) amargará neste momento, seu insucesso eleitoral e a perda de espaços importantes (Cidades), que certamente influenciarão as eleições de 2010.

Por Anderson Diego
Estudante de Marketing da FACOL, Tesoureiro Geral da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e Coordenador-Geral da UJS – Vitória.