Ceclin
jan 03, 2013 1 Comentário


Eleição do MPPE será realizada nesta quinta

JC Online

A lista tríplice com os candidatos eleitos para exercer o cargo de Procurador-geral de Justiça no biênio 2013-2014 será definida nesta quinta-feira (3). Das 9h às 17h, quase 400 promotores e procuradores de todo o Estado votam na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na rua do Imperador, Centro do Recife. A expectativa é que os três nomes sejam divulgados por volta das 19h. Ainda nesta quinta, também, o governador Eduardo Campos (PSB) deve escolher entre os nomes eleitos o novo procurador-geral. O atual, Aguinaldo Fenelon, que tenta a reeleição, é o mais cotado.

Também são candidatos o atual secretário-geral do MPPE, Carlos Augusto Guerra; o promotor Francisco Barros, que atua na área criminal e eleitoral, a promotora da Pessoa Idosa no Recife; Luciana Dantas – que nas eleições municipais também ficou responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral da capital -; e o promotor da Defesa do Consumidor no Recife, Ricardo Coelho.

Ainda que a escolha entre os nomes responda a critérios pessoais do governador, observa-se que, historicamente, há uma tendência para referendar a reeleição. O mesmo não ocorre quanto à quantidade de votos. Ser o mais votado não significa ser o escolhido, como foi o caso do ex-procurador-geral de Justiça Paulo Varejão, que foi conduzido ao cargo mesmo tendo ficado na segunda colocação na sua primeira eleição.