Ceclin
jul 17, 2009 1 Comentário


EDUCAÇÃO: Prazo para se inscrever no Enem termina hoje

SÃO PAULO (Folhapress) – Termina hoje o prazo para inscrições no novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que servirá pela primeira vez como única forma de seleção em parte das universidades federais – 24 das 55 instituições.
O exame é obrigatório também para quem se candidatar a uma vaga em federais que adotaram o Enem em outros três casos: a) substituição à primeira fase do vestibular; b) composição da nota; c) nas vagas que sobrarem (remanescentes).
Vestibulares estaduais, como o de USP, Unesp e Unicamp, também aceitam o Enem na composição da nota.

Ele pode ser usado ainda para quem concorre ao ProUni, do governo federal, que dá bolsas em universidades particulares. Até as 18h de ontem, 3,79 milhões de candidatos haviam feito a inscrição, em www.enem.inep.gov.br.

Responsável pelo exame, o Inep (órgão do Ministério da Educação) estima que esse número chegue a 6 milhões até as 23h59 de hoje.
O recorde de inscrições é de 2008: 4 milhões de candidatos. O Enem foi criado em 1998.

O Inep espera grande número de acessos ao site hoje, mas descarta a possibilidade de haver problemas – o pico anterior de inscrições, anteontem, exigiu apenas 30% da capacidade dos servidores, disse o órgão.
A taxa de inscrição custa R$ 35. Alunos que cursam ou concluíram o ensino médio em escola pública estão isentos. O Enem ocorre em 3 e 4 de outubro. São 180 questões de quatro áreas (português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), mais redação.
(Folha de Pernambuco).