Ceclin
out 27, 2022 0 Comentário


Educação de PE inicia processo seletivo para mais de 9 mil vagas em cursos técnicos

Inscrições seguem até o dia 10 de novembro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), inicia nesta terça-feira (01/11) as inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE), na modalidade médio-integrado. Ao todo, estão sendo ofertadas 9.885 vagas em 32 cursos técnicos presenciais em 56 unidades de ensino. Podem participar candidatos que concluíram o Ensino Fundamental e tem idade máxima de 17 anos no ato da matrícula. As inscrições devem ser feitas até 10 de novembro, pelo site do Sistema de Seleção da SEE: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/.

Para realizar o cadastro, o interessado deve validar o e-mail que será usado na hora da inscrição. Só depois desta etapa o cadastro é liberado para escolha do local e curso desejado. A prova é realizada de forma presencial no formato eletrônico e conta com 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Após ser selecionado, o aluno deve fazer a matrícula presencialmente na escola, com a documentação necessária para efetivá-la, conforme Edital. Após estas etapas o candidato agora já está apto a iniciar as aulas na data prevista.

As provas serão aplicadas entre os dias 14 de novembro e 2 de dezembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado da primeira classificação será divulgado no dia 9 de dezembro, no site da Secretaria. O início das aulas está previsto para 02 de fevereiro de 2023. Alguns dos cursos ofertados são Administração, Edificações, Logística, Marketing, Agronegócios, Design de Interiores, Nutrição e Dietética. A lista com os demais cursos pode ser conferida no Edital do processo seletivo, que está listado na seção de “Downloads” do Sissel. Para mais informações, interessados podem entrar em contato através dos telefones (81) 3183.9862 ou 3183.9863.

“O processo de ingresso dos estudantes para o ensino médio-integrado das Escolas Técnicas Estaduais é sempre um momento importante do nosso trabalho durante o ano, e a gente faz o convite para os pais, para os familiares, assim como para todos aqueles que buscam oportunidade de profissionalização já no Ensino Médio: as escolas técnicas estaduais distribuídas por todo o Estado estão prontas para receber todos aqueles que se interessarem. Vocês não vão se arrepender em fazer o curso em uma das nossas ETEs”, pontuou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

ETE – Desde 2007, o Governo de Pernambuco vem realizando a expansão da rede de Escolas Técnicas no Estado, visando garantir não só uma melhor infraestrutura, mas uma melhor educação para os estudantes pernambucanos, com a oferta da formação profissional. Naquele ano, Pernambuco tinha apenas seis escolas técnicas e hoje conta com 60 unidades. Tudo isso para que Pernambuco continue evoluindo na qualidade da educação pública.