Ceclin
mar 19, 2018 0 Comentário


Educação inicia Pactuação das Metas 2018 com Caravana em Limoeiro

a Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

A Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas. Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Paulo Câmara acompanhou, na sexta-feira, a primeira edição do circuito de atividades, que oferece também serviços pedagógicos, culturais, esportivos e de orientação aos estudantes e circulará por todo o Estado

LIMOEIRO – Acreditando na importância do diálogo permanente entre Governo e a comunidade escolar para o desenvolvimento do setor educacional no Estado, o governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou, na manhã da sexta-feira (16.03), no município do Agreste Setentrional, o início da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). Em sua primeira edição, a Caravana da Educação, que pretende mobilizar os públicos envolvidos através de um circuito de serviços pedagógicos e culturais,  esteve na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU). Todas as regiões de Pernambuco receberão a ação com previsão de conclusão em maio deste ano. As atividades ainda incluem a área esportivas e orientações aos estudantes, durante um dia inteiro de trabalho. A solenidade de abertura da Pactuação de Metas 2018 foi realizada na Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti, no bairro Cordeiros.

“Nós estamos, a cada ano, avançando e melhorando nessa área que é tão importante para o futuro das nossas gerações, do nosso Estado. Os professores, junto com a comunidade escolar, estão se comprometendo com essas metas. E isso é fundamental dentro do nosso planejamento para que a educação continue avançando e a gente possa corrigir o que precisa ser corrigido. Política Pública se faz assim: com avaliações todos os anos, com pactuação de metas e fazendo o acompanhamento permanentemente. Então, essa é mais uma oportunidade da gente discutir o que está dando certo e o que pode melhorar, para que tenhamos um ano de 2018 onde a educação avance e Pernambuco continue sendo a melhor educação pública do Brasil”, destacou o governador.

Governador Paulo Câmara durante pactuação de metas para 2018 em Limoeiro03 (1)Tendo como objetivo aproximar a escola da população e fortalecer ainda mais o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, a Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, com foco no aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).  “A Caravana está começando hoje, aqui na Regional do Vale do Capibaribe, a que possui os melhores resultados do Estado. Semana que vem, a gente segue para Timbaúba e, ao longo das próximas semanas, nós vamos percorrer todo o Estado para pactuar as metas, dialogar com os estudantes e envolver toda a comunidade escolar. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas com união e muito trabalho a gente vai conseguir cumprir com o nosso planejamento e oferecer uma educação cada vez melhor e mais transformadora em Pernambuco”, pontuou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

Um série de atividades da Caravana da Educação foi realizada, simultaneamente, em outras unidades de ensino de Limoeiro. As ações estão divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central, envolvendo centenas de estudantes da Rede Estadual. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras irão movimentar os Polos Esportivo e Cultural, localizados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião de Vasconcelos Galvão e na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), respectivamente.

Ainda na sexta à tarde, cerca de 800 estudantes de gestores escolares se reuniram no Polo Central, localizado na EREM Jandira de Andrade Lima (CERU). A programação do espaço é voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e contará com a apresentação dos projetos “Enem Tá Ligado”, com foco na preparação para o exame, e “PE no Campus”, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017, que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de Ensino Superior.

“Essa iniciativa é uma forma de valorizar o trabalho realizado na gerência regional, dos professores, dos gestores. Estamos aqui com 37 escolas, que estão determinadas a oferecer cada vez mais uma melhor educação para os nossos alunos. E essa vinda do governador, sem dúvidas, levanta a nossa autoestima e nos impulsiona a ter mais energia e trabalhar muito mais para alcançar nossas metas”, avaliou a gerente regional da GRE Vale do Capibaribe, Rejane Ribeiro. Sentimento também compartilhado pelo prefeito Joãozinho. “A gente fica muito feliz em receber o governador hoje, principalmente por ele ter escolhido Limoeiro para dar início à Caravana da Educação e ter assinado a Ordem de Serviço de uma obra estruturadora para o conforto e segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar da nossa ETE, que atente não só o nosso município, mas que também recebe alunos de toda a região do Agreste Setentrional”, frisou.

FEM – Durante a abertura da Pactuação de Metas 2018, o chefe do Executivo estadual assinou a Ordem de Serviço para as obras de pavimentação em paralelepípedos graníticos e drenagem de águas pluviais na estrada de acesso à ETE José Humberto de Moura Cavalcanti. A intervenção contará com um investimento de R$ 230 mil, recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.

Acompanharam o governador também os deputados Danilo Cabral (Federal), Aluísio Lessa (Estadual) e Zé Maurício (Estadual); os secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil) e João Campos (Chefe de Gabinete); o presidente da Compesa, Roberto Tavares; além dos prefeitos Argemiro Pimentel (Machados), Maria Sebastiana (João Alfredo) e Mariana Medeiros (Cumaru).