Ceclin
dez 19, 2017 0 Comentário


Educação foi pauta de audiência pública em Moreno

Moreno realiza Audiência Pública sobre Educação 2017

Convocada pelo Ministério Público com o objetivo de dialogar e propor estratégias para melhorar a educação no município do Moreno aconteceu na última sexta-feira (15/12) a Audiência Pública Sobre Educação, na Escola de Referência Sofrônio Portela, no Centro, e contou com representantes dos sindicatos, conselhos, professores, pais, gestão, legislativo, estudantes, dentre outros. O diretor da escola anfitriã, Diógenes Siqueira, fez a abertura do evento expondo a atual situação deficiente que os estudantes oriundos da rede municipal de ensino estão chegando na rede estadual e propôs parcerias, pontuando que a união é fundamental para que a educação tenha avanços.

“Precisamos agir para que as pessoas tenham qualificação para serem inseridas no mercado de trabalho. Precisamos mudar esta realidade, muitas coisas estão sendo judicializadas, não é necessário isso, as coisas precisam ser resolvidas na esfera pública”, ressaltou o promotor Leonardo Caribé, que atua em Moreno há 10 anos.

Para Ronildo Oliveira, representante do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), a conjuntura atual requer planejamento diferenciado. “Parabenizo o prefeito por participar da audiência, muitas vezes eles não participam. O governo precisa fazer um planejamento para uma década ou mais, porque não sabemos como ficará o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Mas um planejamento envolvendo a sociedade, tem que fortalecer os conselhos, principalmente os setoriais. É preciso fortalecer os grêmios escolares também”, destacou.

O prefeito Vavá Rufino (PTB) defendeu na audiência a união de todos os segmentos para melhoria na educação do Município. “A apresentação mostra números, eu não consigo pensar sem números. Com esses índices hoje iniciamos uma nova etapa. Precisamos repensar algumas escolas, analisar os espaços. Temos que estar unidos para ver como fazermos mais com menos. Ouvimos onde não estamos bem, sem agressão, juntos vamos planejar”, pontuou o prefeito.

O secretário de Educação do Moreno, Francisco Amorim, destacou pontos importantes para mudança da política educacional no município. “Vamos mudar essa realidade com atualização do Plano Municipal de Educação, com formação continuada, com monitoramento. Vamos também fazer uma manutenção estrutural nas escolas até o primeiro quadrimestre de 2018, além de implantar um centro de educação infantil. Vamos implantar escola integral, o custo é alto, mas vamos investir, priorizando o aluno, que é o nosso objetivo principal”, declarou o secretário.

 da Assessoria