Educação Física tem sido um dos Cursos mais procurados do CAV/UFPE
Um ano do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte do CAV/UFPE foi registrado no Programa Mesa Redonda com profissionais ligados ao Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão para debater e divulgar tudo o que está sendo construído. Na Tabocas FM (98,5), esteve a Professora Carol Gois Leandro que é do Laboratório de Fisiologia e Farmacologia, além da Professora Cláudia Lagranha, Vice Coordenadora do Bacharelado de Educação Física do Centro Acadêmico.
Segundo a Professora Carol Leandro, desde que o curso foi instaurado há um ano, já se constavam avanços promissores e estruturais na unidade da Vitória de Santo Antão, tendo em vista que o curso iniciou apenas com uma quadra e alguns materiais esportivos. Atualmente já se tem um projeto aprovado para construção de uma Vila Olímpica com direito a piscina, pista para prática da caminhada a qual poderá ser a maior da região.
Para ela, o ponto negativo nisso tudo tem sido a lentidão para que os recursos sejam liberados devido o alto nível de burocracia e inércia política por parte dos responsáveis nas instâncias federais. “Acredito que por volta de um ano a um ano e meio é que começaremos a ver tudo isso sair de papel”, sinalizou.
O Curso de Educação Física do CAV hoje já conta com aproximadamente 70 alunos no módulo de Bacharelado e mais uma turma que já iniciaram as aulas nesse semestre no módulo de Licenciatura, que ao contrário dos Bacharéis, os Licenciados são habilitados e preparados para trabalharem didaticamente nas escolas a Educação Física, ficando o Bacharel limitado a trabalhar apenas com trabalhos de alto rendimento na preparação física de atletas e na atuação das Academias.
Já de acordo com a Professora Cláudia Lagranha, a valorização do profissional da Educação Física só depende da formação de cada um, onde quanto mais capacitados mais será valorizado perante o mercado de trabalho.
O curso de Educação Física oferecido pelo CAV habilita e insere todos os seus estudantes em projetos de pesquisa e extensão tendo isso como diferencial, o que farão deles profissionais melhores na prática.
Os futuros Profissionais da Educação Física formados pelo Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão são originados de diversas áreas do Estado oriundos da capital ao interior, são jovens de uma nova geração que se preocupam cada vez mais com a sua qualidade de vida e querem poder contribuir para que a população das suas cidades de origem também possam disfrutar dessa qualidade, destacaram.
Segundo as Professoras, todas as pessoas que pensam em procurar uma academia para poder iniciar práticas esportivas em busca de melhor qualidade de vida e saúde, devem ficar atentos a uma série de pontos cruciais para que se evitem maiores danos físicos levando-os a resultados contrários aos que se esperavam, dentre as dicas oferecidas foram:
1º – Deve-se sempre procurar saber se o coordenador dessa Academia é um Profissional da Educação Física;
2º – Atenção redobrada com os exageros na prática dos exercícios, pois isso poderá acarretar-lhes graves traumas físicos podendo leva-los a desenvolver algum tipo de deficiência motora;
3º – Avaliar a ética do Profissional de Educação Física que trabalha nessa Academia, pois aquele que se propõe de fato a ser um sério profissional jamais irá incentivar nem oferecer a nenhum de seus alunos o uso nem a prática indevida de qualquer meio que prometa antecipar precocemente os resultados desejados, como por exemplo, oferecendo e indicando o uso de anabolizantes e suplementos alimentares;
4º – Deve-se sempre iniciar com exercícios leves procurando gradativamente respeitar seus limites buscando os resultados desejados, uma boa dica para quem deseja praticar exercícios é caminhar ou pedalar diariamente sempre de forma moderada.
Além do registro de um ano do Curso, o Centro da UFPE Vitória também completou 05 anos de vida acadêmica. Para marcar esta data foi promovida a Corrida Rústica da Vitória de Santo Antão, no último dia 21 de agosto. Pelo qual, vitorienses ficaram em destaque: David Francisco Simões – ficou em 1º lugar, Cristiano da Academia Vitória – em 2º lugar, Wilton da Casa de Bombons – alcançou o 3° lugar. Este trio é ligado a Associação dos Corredores da Vitória (ACV).
E para aqueles que desejam saber mais informações sobre o Curso de Educação Física do Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão é só acessar o Blog do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte da UFPE no seguinte endereço:
www.nefcsbachedfisica.blogspot.com
Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Jáder Siqueira, Emerson Lima e Josimar Cavalcanti.