Ceclin
maio 12, 2008 2 Comentários


Eduardo avança no mapeamento de aliados

Mesmo diante dos protestos de alguns aliados, Palácio reforça trabalho de identificação dos palanques no interior para definir os apoios

Apesar das reações contrárias de parte dos aliados, o Palácio continua mapeando e mandando recados aos partidos de sua base de sustentação, comunicando, por meio de emissários, como o governador Eduardo Campos (PSB) vai se posicionar na campanha municipal deste ano. A situação está definida em mais 14 municípios do Estado. Em cinco deles, o chefe do Executivo apoiará a reeleição dos atuais prefeitos. Isso ocorrerá em Jucati, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e Saloá. Nos demais, Eduardo pedirá voto para aliados que irão enfrentar candidatos da oposição, o que deixa o Palácio em uma posição confortável.
O governador não ficará contra legendas da sua própria base de sustentação, como ocorrerá em 17 cidades: Alagoinha, Altinho, Araripina, Arcoverde, Buenos Aires, Buíque, Cabrobó, Catende, Escada, Garanhuns, Iati, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Parnamirim, Petrolândia, Surubim e Vertente do Lério. Na contabilidade do governo, as negociações políticas estão encerradas em 105 das 184 cidades pernambucanas, como o JC publicou com exclusividade no domingo (04).
A situação é tranqüila em Vitória de Santo Antão. Socialista histórico, o ex-prefeito José Aglailson abriu mão do mandato para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. O vice, Demetrius Lisboa, assumiu e tentará à reeleição. Em Saloá, o vice-prefeito Gilvan (PSB) responde pela prefeitura desde que o titular, José Alves, foi cassado. Agora, o socialista vai em busca do segundo mandato. Em São João, o candidato preferido do Palácio é o ex-prefeito Antonio de Pádua (PSB). Em Tamandaré, a opção é o ex-prefeito Paulo Guimarães, que é candidato do atual gestor, Paulo Pereira (PSB).
O ex-vereador Fábio Luís, mais conhecido como mamão, é o nome do governo em Jataúba. Em Paudalho, o servidor público Fernando Moreira, do grupo do deputado federal Armando Monteiro (PTB), é o prefeiturável de Eduardo. Em Palmares, o governador vai consultar os resultados das pesquisas para escolher entre a atual vice-prefeita Luciana Miranda (PT), o ex-prefeito Chiquinho (PR) e o empresário Beto (PDT). Em Quixaba, não há dúvida. A bênção foi dada ao ex-prefeito Antonio Julião (PSB).
Em São José da Coroa Grande, os governistas estão entre o ex-prefeito Quirino (PSB) ou a professora Eliete (PTB), mas não haverá racha. Em Frei Miguelinho, o atual vice-prefeito Doutor Ednaldo tem o aval do Palácio. Ele faz parte do grupo do deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Em Vicência, o preferido é o socialista Paulo Tadeu. (edição 11/05/08, Jornal do Commercio).