Ceclin
set 23, 2011 1 Comentário


Eduardo autoriza publicação de edital para barragem de Serro Azul

Blog do Jamildo

O governador Eduardo Campos determinou e o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco, enviou para a publicação nesta quinta-feira (22/09) o edital para a contratação da barragem de Serro Azul. A licitação, na modalidade concorrência pública, declarará vencedora a empresa – ou consórcio de até duas empresas – que se comprometer a realizar a obra pelo menor preço.

A barragem de Serro Azul é a maior do sistema de contenção de enchentes da Zona da Mata Sul de Pernambuco e será construída graças à parceria dos governos estadual e federal. “É um passo importante que estamos dando para livrar os pernambucanos da Zona da Mata da ameaça das enchentes”, explicou o governador.

O custo estimado da obra é de R$ 350 milhões, partilhados pela União e pelo Estado. A barragem de Serro Azul, que tem capacidade para armazenar 303 milhões de metros cúbicos de água terá um paredão com quase um quilômetro de extensão em terras do Engenho Verde, no município de Palmares.

O lago que será formado – ocupando áreas de Catende, Palmares e Bonito – servirá também para fornecer água para o abastecimento da população da Mata Sul e do Agreste, podendo também viabilizar projetos de piscicultura.

Segundo o secretário João Bosco, se o processo licitatório transcorrer sem incidentes, como se espera, o Governo do Estado poderá dar ordem de serviço para a obra ainda este ano. “Nosso planejamento é de que a barragem esteja concluída em meados de 2013”, acrescentou.

CONTENÇÃO – A decisão de construir um sistema de barragens para proteger a população das enchentes do Rio Una foi tomada pelo governador Eduardo Campos, após a região ser duramente castigada por temporais no ano passado e em maio deste ano.

O projeto contou, desde o início, com o apoio dos presidentes Lula e Dilma, que se comprometeram a disponibilizar os recursos necessários ao atendimento de emergência, reconstrução de moradias e infra-estruturas danificadas e também para a solução definitiva do problema, que são o conjunto de cinco barragens.

Serro Azul será a terceira do sistema de contenções de enchentes da mata sul a entrar em obras. Atualmente, duas das cinco barragens – Gatos e Panelas – já estão sendo construídas, tendo a segunda começado com ordem de serviço dada pelo governador e a presidenta Dilma Roussef. Quando às outras duas – Barra de Guabiraba e Igarapeba – o secretário João Bosco aguarda a finalização dos projetos para determinar a abertura de concorrência pública.