Ceclin
dez 02, 2013 0 Comentário


Duda da Passira é homenageado em CD produzido pelo filho Júnior

(Foto: Marcio Souza / Arquivo / A Voz da Vitória).

Projeto de Júnior Passira tem a participação de ícones da música regional

A música nordestina perdeu no mês de agosto passado um de seus maiores representantes. Júlio Nunes Pereira, conhecido como “Duda da Passira”, instrumentista desde os 09 anos de idade, tocou forró por todo o Brasil e chegou à indicação do Gremmy Internacional, na categoria musical regional. Duda faleceu na madrugada do dia 30 no Hospital da Restauração, após uma hemorragia hepática, aos 64 anos.

Após lacuna deixada no cenário musical nordestino com a morte do sanfoneiro, cantor e compositor, seu filho Júnior Nunes Pereira – “Júnior Passira”, que também dividiu o palco com o músico, decidiu homenageá-lo com a gravação de um álbum.

(Duda da Passira deixa uma história escrita no estilo em que tocava. O Pé-de-Serra era sua paixão, a qual começou cedo).

O novo trabalho conta com 15 músicas, além da participação de outras feras do cenário musical, entre elas Cezzinha, Beto Ortiz e Targino Gondim. Quem também firmou parceria na gravação do álbum foi o sanfoneiro Sandro do Acordeon, com a Banda Estilo Nordestino. No álbum, grande parte das faixas são interpretadas por Júnior.

Segundo Júnior Passira, já existia um projeto em conjunto com o pai, mas devido aos afazeres profissionais de ambos, o processo foi sendo prorrogado. “Já tínhamos um projeto há mais de três anos, mas não era possível reunir todo mundo de uma só vez, o que dificultava a gravação. Infelizmente, com sua morte, tive que tomar a iniciativa para homenageá-lo”, disse júnior.

(Sandro do Acordeon, 1º da esquerda pra direita contribuiu com o álbum em parceria com outros músicos, assim como Cezzinha 2º).

Duda era conhecido mundialmente. Tocou na Casa da Cultura Mundial em Berlin – Alemanha, em 1993. Fez apresentações com Luiz Gonzaga na tour Danado de Bom. Produziu e gravou mais de 2000 trabalhos em estúdios, de artistas como Jorge de Altinho, Limão com Mel, Adelmário Coelho, Quinteto Violado, Mestre Zinho, Novinho da Paraíba e Targino Gondim.

O CD em homenagem ao músico será oficialmente lançado no dia 24 de dezembro, em um evento que reúne demais forrozeiros no Restaurante Gamela de Ouro, em Vitória de Santo Antão.