Ceclin
set 22, 2016 0 Comentário


Dr. Sylvio orienta como evitar: “Olhos Irritados – Conjuntivite”

conjuntivite

Por Dr. Sylvio Gouveia

        A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

      A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia.

      Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contágio realizado pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Esta contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus.

     Os principais sintomas da conjuntivite são: Olho vermelho e lacrimejante; Inchaço nas pálpebras; Intolerância à luz; Visão embaçada; Visão borrada.

    A secreção da conjuntivite viral é mais esbranquiçada, em pequena quantidade e demorando aproximadamente 15 a 20 dias para desaparecer com tratamento adequado. A secreção da conjuntivite bacteriana é mais amarelada e abundante. Demorando desta maneira  de 5 a 7 dias para desaparecer com tratamento adequado.

    Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.

   É realmente difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma conjuntivite, descritas a seguir:

  • Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
  • Evite compartilhar toalhas de rosto.
  • Lave as mãos com frequência.
  • Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).

 

Sylvio Gouveia

 

Dr. Sylvio Gouveia, é Clínico Geral e Anestesista.

Facebook/SylvioGouveia

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Álcool e Direção não combinam, assevera Sylvio Gouveia

Qualidade da Água

Automedicação

Dicas importantes para Diabetes