Ceclin
ago 21, 2020 0 Comentário


Dos primórdios ao emprego em alta tecnologia: a história por trás dos números

Os cálculos fazem parte do cotidiano e isso vêm desde tempos muito antigos. Assim como se vê nos dias atuais, em que os sistemas monetários são subdivididos em frações numéricas, os povos antigos sentiram, em um dado momento, uma profunda necessidade de se dispor de mecanismos para contagens.

O que levou à criação de sistemas numéricos:
Diversas são as versões para a criação dos números como são vistos na atualidade. As origens destes elementos, no entanto, envolvem, dentre outros pontos, a criação animal, seja para abate ou para outras atividades. A necessidade de contagem de cada um dos animais presentes em um mesmo rebanho fez com que camponeses utilizassem umas pedras para isso. Em outras palavras, cada pedra representava um elemento do conjunto, já que ainda não se falava em representações numéricas.

Os povos pioneiros na utilização de números:

Cada região do Mundo, em se tratando de tempos muito remotos, empregava um sistema similar ao das pedras para contar os mais diferentes itens de sua sociedade. Estes eram cordas, riscos realizados em osso, dentre outros. Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de se dispor de um sistema unificado de contagem.

Um dos povos considerados mais avançados do Mundo, foram também um dos primeiros que representaram graficamente os numerais: os egípcios. Para indicar quantidades, ainda não se usavam os números, mas sim desenhos. Cada um destes elementos significava um determinado número.

Assim como os egípcios, os romanos também são vistos como percursores da ciência que estuda os números e suas relações, ou seja, da matemática. Os números romanos, também chamados de algarismos, são empregados até mesmo nos dias atuais, dada a sua relevância histórica. Na atualidade, esses elementos sinalizam algumas datas, séculos, numeração de capítulos, etc.

As aplicações no mundo contemporâneo: 

Embora muita gente possa não perceber, os números estão implícitos em várias áreas. A própria matemática foi algo que se originou da codificação de números e do estudo de suas relações com o homem.

Conheça algumas outras formas de utilização dos sistemas numéricos.

  • Em estatísticas:

Considerada uma espécie de desdobramento da matemática, esta ciência possui grande importância para as sociedades atuais. É por meio dela que muitas informações são trazidas à tona. Além disso, com os dados estatísticos é possível a criação de projetos públicos, bem como outras benfeitorias sociais.

  • No ramo da informática:

Esta é uma área em que os números se fazem muito presentes. Todas as operações dessa natureza envolvem cálculos em grandes volumes e isso têm revolucionado a vida em sociedade. Suas aplicações neste âmbito vão desde a utilização em computadores até o emprego em áreas como a de entretenimento, com a criação de diversos conteúdos interativos.

  • Na Biologia:

Quando da realização de um exame de sangue, por exemplo, é preciso que se realize a contagem das estruturas presentes nas amostras. Assim sendo, os números podem dar indícios se uma determinada pessoa está em um bom estado de saúde ou não. Isso tornou-se possível somente após se estabelecer uma padronização gráfica para os numerais.