Ceclin
mar 14, 2011 8 Comentários


Dom Fernando Saburido: Um pastor dos novos tempos

Kleber Nunes // Especial para o Diario

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vem trabalhando intensamente para dar uma nova cara à Arquidiocese. Há quase dois anos à frente da Igreja Católica local, muitas mudanças já foram feitas e outras estão começando a ser planejadas. ´Uma Igreja ainda mais perto do povo` é o que pretende o pastor de mais de 4,7 milhões de católicos, distribuídos em 103 paróquias.


Com um olhar mais voltado para o social, dom Fernando tem governado com o apoio dos padres e religiosos e, principalmente, dos leigos. O bispo não quer os católicos apenas nas missas, quer mobilizá-los para as questões importantes do dia a dia. A última iniciativa foi o lançamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano trata de temas relacionados ao meio ambiente.

Após a missa de cinzas, celebrada no Convento de São Félix, no Pina, o arcebispo conduziu uma caminhada em protesto contra os projetos públicos e privados que ameaçam o manguezal da Zona Sul. Descentralizar o ´poder` também foi uma outra atitude ousada, tomada por dom Fernando neste ano. Dividir a Arquidiocese em quatro microrregiões ´facilitará o atendimento ao povo`.


Confira a ENTREVISTA.