• Ceclin
nov 08, 2013 0 Comentário


Dom Fernando Saburido é o mais novo cidadão da Vitória de Santo Antão

“Minha história de vida não seria significativa se não existisse a minha vivência em Vitória de Santo Antão”, atestou o Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido na noite desta quinta-feira (07), em sessão Solene da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão para a concessão de Título de Cidadania a quatro novos vitorienses, no Clube Abanadores O Leão, no Bairro da Matriz, em Vitória.

Dom Fernando Saburido recebeu das mãos do Presidente da Câmara Prof. Edmo Neves (PMN), o Título Honorífico de Cidadão Vitoriense, conforme proposição feita pelo ex vereador Mano Holanda (PSC). “Dom Fernando se perdeu aos cinco anos em Vitória durante a procissão do Senhor Morto, preocupando os seus parentes. Sua infância se deu nesta terra e até hoje sua pessoa e família orgulham a todos que amam o chão vitoriense”, saudou Edmo Neves.

Dentre os que receberam o Título Honorífico encontram-se o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o médico Raul Sacramento Mariz e a Professora Maria das Graças da Silva. Como vice presidente Nacional do PSB, Fernando Bezerra Coelho conta na sua trajetória a atuação como ministro da Integração Nacional, deputado e secretário estadual o que lhe rendeu o Título de Cidadão Vitoriense. O ex-ministro recebeu a homenagem das mãos do Secretário da Câmara Edvaldo Bione (PROS).

Novos cidadãos vitorienses: FBC, Saburido, Raul Mariz e Maria das Graças. Fotos: Marcio Souza / AVV Imagem

A ideia da homenagem foi do ex-vereador José Carlos Frasão (PSD) em reconhecimento aos projetos e ações desenvolvidos em Vitória com ajuda de Fernando Bezerra como a construção da Adutora de Santo Antão (ainda não concluída) e o incentivo para a instalação de empreendimentos (como a Fábrica Sadia e Kraft Foods). “Quando assumimos a equipe do Governo do Estado era contraditório o desenvolvimento extremamente concentrado no Grande Recife e tivemos a oportunidade de inverter a lógica, dando mais incentivos para a interiorização da industrialização e do desenvolvimento. Vitória é um grande exemplo desta acertada política de Estado. Agora, essa honraria é combustível para continuar fazendo política com paixão e ajudar na transformação da vida do povo de Vitória”, avalizou FBC.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito e o vice do Município, Elias Alves de Lira (PSD) e Henrique Filho (PR), respectivamente, acompanhados pelo presidente estadual do PSD André de Paula e o Dep. Henrique Queiroz (PR). Presença de Dom Marcos – Prior do Mosteiro de São Bento e do Padre Rubens da Paróquia do Livramento. Além de políticos, Secretários municipais, representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, bem como integrantes da imprensa, a exemplo de jornalistas, radialistas e blogueiros.

O médico da APAMI Vitória – Raul Sacramento Mariz recebeu o Título das mãos do vereador Dr. Saulo Albuquerque (Solidariedade), tendo em vista que este título já valia desde 1998 por proposição do ex vereador Mano Holanda. Por sua vez, Maria das Graças da Silva – atual Secretária da Mulher da Prefeitura de Vitória, recebeu o Título de Cidadã vitoriense das mãos do vereador Alecsandro Amâncio – Sandro da Banca (PROS), cumprindo a indicação deste título formulada pelo Prof. Edmo Neves.

Acompanhado por seus familiares, Dom Fernando Saburido se lembrou da época quando criança onde já usava seu tempo para ficar nas proximidades da Igreja Matriz de Santo Antão. Nascido no Distrito de Jussaral – no Cabo de Santo Agostinho, Saburido morou no Bairro do Livramento e guarda até hoje o sentimento pela Terra das Tabocas. “Foi em Vitória de Santo Antão que tive a certeza dos meus sentimentos eclesiásticos e aqui comecei a seguir minha vida de servidor de Cristo e de nossa Igreja”, afirmou.

 Confira as imagens…