Dois vereadores buscam disputar Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Tanto André de Bau quanto Toninho Nascimento já pertenceram aos principais grupos políticos de Vitória. Fotos: A Voz da Vitória/Arquivo
André de Bau e Toninho Nascimento decidiram migrar para o PSC e Cidadania, respectivamente, a fim de assegurar disputa majoritária nas eleições 2020
Por Lissandro Nascimento
Polarizada por oligarquias familiares há mais de meio século, o Município da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, vem sinalizando nos últimos pleitos eleitorais cansaço em ter no comando da Prefeitura local o revezamento de poder entre as famílias Lira e os Queralvares (amarelo versus vermelho!), quando 1/3 do seu eleitorado vêm depositando nas urnas a confiança em novos nomes que estejam rompidos com estes dois polos políticos.
Sabendo que há um espaço político a ser ocupado nas eleições de 2020, dois vereadores da Casa Diogo de Braga, André de Bau e Toninho Nascimento, se lançaram como pré-candidatos a Prefeito e prometem juntar lideranças políticas insatisfeitas com esses dois polos para conquistar protagonismo político.
André Saulo dos Santos Alves, de 44 anos, exerce seu terceiro mandato parlamentar e cursa doutorado em Direito Penal na Universidade Del Salvador, na Argentina. Também professor, André de Bau se elegeu com o apoio de 2.744 vitorienses, tendo o suporte de seu pai, Amaro Nogueira Alves, conhecido por Bau Nogueira que chegou por duas vezes exercer o cargo de presidente da Câmara de Vitória. André, líder da oposição na Câmara, reforçou sua pré-candidatura a prefeito durante a décima sexta sessão ordinária do ultimo dia 14 de junho em discurso na Tribuna da Casa para justificar o verdadeiro sentido de sua futura postulação.
“A nossa postulação nasce por imperativo de consciência de que devemos fazer a nossa parte na busca da construção de uma cidade melhor, contribuindo para a edificação de uma sociedade mais justa e mais humana. A nossa pré-candidatura não nasce de objetivos financeiros e nem da subserviência a grupos econômicos poderosos de Vitória ou fora dele”, discursou André de Bau. O parlamentar salientou que sua pré-candidatura é plural, pois conta com o apoio de um grupo de lideranças formado por alguns vereadores e suplentes, profissionais liberais e representantes de alguns segmentos sociais.

Segundo informações, Bau Nogueira está disposto em bancar financeiramente parte da campanha de seu filho André de Bau a Prefeitura de Vitória
Tanto o advogado André de Bau quanto Toninho Nascimento já pertenceram aos principais grupos políticos de Vitória, no entanto, afirmam que querem agora ajudar a construir uma nova força política na cidade. André se desligou recentemente do PSD ligado a família Elias Lira, enquanto Toninho já foi filiado ao PR, PROS, PRB e agora se filia ao Cidadania (antigo PPS). Ambos dizem respeitar as contribuições feitas no passado por Aglailson e Elias à Vitória, porém afirmam que a cidade deve seguir em frente com novos líderes políticos, quando se propõem a assumir esse papel.
Em maio, o Deputado Federal André Ferreira se comprometeu publicamente com os vereadores André de Bau e Duda de Pacas, bem como os suplentes Josias de Militina e Júnior Pintor, para estes comandarem o diretório do Partido Social Cristão (PSC) em Vitória.
Por sua vez, Antônio Gabriel do Nascimento “Toninho”, 41 anos, no ultimo dia 07 de junho conquistou o apoio do Deputado Federal Daniel Coelho para que ele seja pré-candidato a prefeito de Vitória pelo partido Cidadania. “Para aqueles que diziam que não seríamos candidato porque não tínhamos partido, eis aí a resposta, pois vamos dar um chega nesses dois grupos políticos”, declarou em suas redes sociais. Com forte atuação na juventude católica, Toninho assume o Legislativo pela segunda vez, quando obteve 1.502 votos. Antes de ser vereador, Toninho exerceu a profissão de pintor de automóveis e conta com o Bairro Jardim Ipiranga e adjacências como as localidades que recebem atenção especial no seu mandato. Ele tem se utilizado tanto da Tribuna da Câmara como das plataformas digitais para fazer oposição implacável à atual gestão do prefeito Aglailson Júnior (PSB), o que vem lhe rendendo boa visibilidade.

Deputado Daniel Coelho assegurou legenda para Toninho. Foto: Reprodução/Web
André e Toninho se colocam na disputa para testar seus nomes nas ruas e mais à frente, quem sabe, decidir qual deles contará com o apoio desse grupo político para as eleições de 2020. O grupo avalia que não vale mais a pena ficar à reboque dessas oligarquias locais.
“Não me coloco como ‘salvador da Pátria’, como um ungido ou predestinado. Reconhecemos que há em nosso grupo nomes honrados para disputar a Prefeitura, contudo estou à disposição do nosso grupo e dos vitorienses para representá-los ou também para apoiarmos qualquer outro nome que se identifique com o sentimento de mudança almejado pelo povo vitoriense”, asseverou André de Bau. Comprometido em realizar uma administração compartilhada com a população, o parlamentar ainda falou que sua postulação a Prefeitura não é “fulanizada”, pois não é movida por ódio e ou rancores, sobretudo aos dois principais polos políticos. “Seremos propositivos e inspirado no desejo de transformação. Queremos dialogar e sentar à mesa com todos os segmentos sociais visando encontrar o melhor caminho”, frisou.