• Ceclin
fev 02, 2018 0 Comentário


Do frevo ao pagode, final de semana recheado de atrações em Vitória de Santo Antão

variada opção de troças e blocos que anunciam que já é carnaval na Terra das Tabocas. Fotos: Arquivo / A Voz da Vitoria

Variada opção de troças e blocos anuncia que já é carnaval na Terra das Tabocas. Fotos: Arquivo / A Voz da Vitoria

por Lissandro Nascimento

Em cada parte da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, a alegria, os ritmos e as cores da folia de Momo já estão presentes marcando a semana prévia do Carnaval 2018 nas ruas da cidade, com mais um final de semana para atiçar os foliões que vêm contagiando cada concentração vitoriense promovida pelas destemidas agremiações e a espontaneidade do seu povo. Neste final de semana da sexta-feira (02/02) até domingo (04), fica assegurado uma variada opção de troças e blocos anunciando que já é carnaval na Terra das Tabocas. Destaque para As Virgens na noite deste sábado, além dos Barriga D’Água e Baby Alegria no domingo.

Para começar, neste 02 de fevereiro (sexta), o descolado O Pereirinha – Bloco do Javan, em parceria com o Bambuboxe saem às 19h. da Praça do Fórum e se concentram na Praça Diogo de Braga, na Matriz, animados por Orquestra de Frevo. Sua festa oficial acontece no Sábado de Zé Pereira (10), no Restaurante Gamela de Ouro com os shows de Helton Lima e a Banda Long Neck. Logo, neste dia a partir das 20h. a Praça da Matriz recebe a Troça Porque Hoje é sexta!

Erasmo Folia Vitoria Santo AntaoPor sua vez, no sábado (03), a Troça Carnavalesca O Mijo Dela faz sua concentração festiva na Rua Rui Barbosa (Casarão), a partir das 14h. com Orquestra, no Centro de Vitória. Já a partir das 16h, a Troça Carnavalesca O Beija-flor agita a Vila Jardim Betânia na Av. Agamenon Magalhães, no Livramento, também com Orquestra. Soma-se ao sábado na Rua Jardim Betânia, às 20h, a Troça Carnavalesca Você Vai, tocando as tradicionais marchinhas do carnaval com carro de som.

O grande desfile do sábado certamente será das Virgens da Vitória. O Bloco em sua 35ª edição será puxado por trio elétrico comandado pela cantora vitoriense Joelma Mota que vai desfilar com as “damas formosas” junto com o cantor vitoriense Billy Show. O bloco confirma sua saída da Praça da Matriz, às 21h, quando os abadás ou crachás, para quem desfilar com fantasia, custam R$ 20,00.

Barrigas D'ÁguaJá no domingo (04), a impactante Troça Carnavalesca Os Barrigas D`Água se concentra às 10h. no Sítio do Meio (por trás da Igreja Católica e da UPA do Lídia Queiroz), com pagode e seu desfile será atiçado por duas Orquestras: A Venenosa e A Temperada de Chã Grande, prometendo mais uma vez arrastar multidão.

Os Barrigas D’Água na passagem dos seus 16 anos de fundação, sempre garantiu recordes de público pelas ruas da cidade na semana pré-carnavalesca e o esquenta neste domingo promete muito frevo e a novidade nesta edição é que a Troça não está vendendo Kit. O folião estará livre na concentração para compartilhar da suculenta Feijoada e uma mesa com bebidas e frutas que será liberada aos que estiverem na saída da agremiação. Os diretores avisam que quem ainda tiver antigos abadás do Barriga se vistam com eles a fim de participar da festa. Em 2018, a homenageada será Dona Xôxa do Sítio do Meio, uma das foliões que ajudou a fundar a Troça.

Mas o domingo também só começa com a Troça Carnavalesca AI,AI,AI,UI,UI, às 10h com concentração na Estação Ferroviária, Centro da cidade, com banda ao vivo e orquestra.

No mesmo horário acontece mais uma edição da ADVISA em Folia. Os foliões com necessidades especiais vão fazer a festa oficial na Praça da Matriz (Espaço do Palco), com banda ao vivo e orquestra.

Na seqüência, a Troça Carnavalesca Meiota também realiza sua prévia na Rua Trav. Cabo Graciliano – Ponte do Dique, a partir das 10h. animado por Paredão. Agitando a Praça Leão Coroado, no Centro de Vitória, a Troça Carnavalesca Os Estressados, concentrados defronte a Lúcia Lanches, às 10h, animados com o artista vitoriense Guga Fascina e também Orquestra. Já a partir das 11h, o Bloco As Quengas em Folia vai tomar conta da Rua Dr. Joaquim de Oliveira Melo – ao lado do Posto Petrobrás com autêntico pagode. Às 14h, será a vez da Troça Carnavalesca Só Entra Quem Chupa Chupeta, convidando quem topa para se encontrar com Hit do Posto e Paredão na Rua Eurico Valois, nº 1989 – Maués (antiga Estrada Nova). Também há fôlego para o Bloco Bicho Doido que vai se juntar próximo ao Posto de Saúde da comunidade do Dr. Alvinho, sob o agito do cantor vitoriense Billy Show, às 14h.

Assegurando ocupar as principais ruas do Centro de Vitória na tarde deste domingo, mais um desfile do Bloco Baby Alegria que sai com o Trio Pantera, sob o comando da artista vitoriense Watusi Alves. A saída será às 15h. na Praça Dom Luiz de Brito, Matriz de Santo Antão.

CD MUSICARNAVAL

compositor Aldenisio Tavares

Com talento, amor à causa e espírito de liderança o compositor de todos os ritmos, Aldenísio Tavares, articulou a produção pelo segundo ano consecutivo do Projeto Artístico MUSICARNAVAL DA VITÓRIA. O CD se faz com dezesseis músicas inéditas de compositores vitorienses das mais variadas tendências. Em parceria com o SPG Studio, do também produtor cultural Samuka Voice, e tantos outros artistas locais viabilizaram, mais uma vez, esse trabalho. Vale a pena conferir e ter para si esse CD carnavalesco.

Monges em FoliaMONGES

Após várias décadas sem “exportar” carnaval para a capital pernambucana, em 2018, por intermédio da “Companhia dos Monges em Folia”, Vitória de Santo Antão volta a se apresentar no Recife. O desfile extraordinário dos “Monges” terá destaque na Praça do Arsenal no dia 08 de fevereiro (Quinta-feira da semana pré-carnavalesca).

Por lá, “Os Monges” com sua irreverência no que se refere ao horário diferenciado, já marcou a saída do seu desfile:  20h02min. Comitiva para sair de Vitória vem sendo articulada, interessados devem entrar em contato com os diretores da agremiação.