Ceclin
set 22, 2020 0 Comentário


‘Diversidade étnico-racial na escola’ abre inscrições

Inscrições são até o dia 6 de outubro

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH), abriu inscrições para o curso on-line “Eko Papo: Diversidade Étnico-racial na Escola”, voltado para docentes da rede estadual de ensino. Para participar, é necessário realizar as candidaturas até o dia 6 de outubro, através de um formulário on-line AQUI.

Serão quatro encontros virtuais. Neles, os profissionais irão participar de rodas de diálogos com os temas: “Relações étnico-raciais e racismo estrutural na sociedade brasileira”; “Inserção da educação das relações étnico-raciais nos documentos curriculares do Brasil e de Pernambuco”; “Educação das relações étnico-raciais e a formação docente”; e “Educação das relações étnico-raciais numa perspectiva interdisciplinar”.  As aulas começam em outubro, com duração de duas horas.

Segundo a SEE, a iniciativa pretende oferecer recursos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educativas e pedagógicas em função da implementação obrigatória das histórias e contribuições dos povos afrobrasileiras e indígenas no ensino fundamental e médio, tal como versam as Leis 11.645/2008 e 10.639/2003.

Os inscritos no curso receberão uma certificação, desde que tenham frequentado pelo menos 75% das atividades programadas. Além disso, após a conclusão, os docentes receberão materiais de apoio, como textos, imagens, slides, áudios e vídeos, que poderão ser utilizados em aulas.

Confira, abaixo, o cronograma de aulas:

– Dia 07/10, às 14h

Roda de diálogo 1: Relações étnico-raciais e racismo estrutural na sociedade brasileira com o Professor Dr. Alexandro Silva de Jesus (Historiador/UFPE)

– Dia 14/10, das 14h

Roda de diálogo 2: Educação das relações étnico-raciais e a formação docente com a Professora Dra. Maria da Conceição dos Reis (Pedagoga/UFPE)

– Dia 21/10, das 14h

Roda de diálogo 3: Inserção da educação das relações étnico-raciais nos documentos curriculares do Brasil e de Pernambuco com a Professora Dra. Delma Josefa da Silva (Socióloga/UFPE)

– Dia 04/11, das 14h

Roda de diálogo 4: Educação das relações étnico-raciais numa perspectiva interdisciplinar com a Professora Ms. Lucileide Martins Borges Ferreira (Pedagoga/UFMA).