Ceclin
Maio 25, 2020 0 Comentário


Direção do Sintepe debate calendário de retorno às atividades presenciais nas escolas

DOCUMENTO À SECRETARIA

A diretoria do Sintepe esteve reunida por meio de videoconferência na sexta-feira (22/05). Na pauta, o documento que será entregue à Secretaria de Educação de Pernambuco, apresentando parâmetros e diretrizes para encaminhamentos e procedimentos quando do retorno às atividades presenciais nas escolas da rede estadual de Educação. No documento, estão sendo tratados assuntos relativos a calendário escolar, recesso, férias, valorização profissional e salarial, dentre outros pontos.

A diretoria do Sintepe voltará a discussão sobre o referido documento nesta segunda-feira, 25 de maio. Na sequência, o debate se estenderá para as representações de base, quando será concluído e entregue à Secretaria de Educação no início do próximo mês de junho.

SELEÇÃO SIMPLIFICADA

O Sintepe recebeu inúmeras queixas com relação à postura da Secretaria de Educação sobre exigências, ao nosso ver descabidas, no tocante à Seleção Pública simplificada. As exigências vão do registro de diplomas nos Conselhos Profissionais, até a apresentação do nome do candidato no verso do referido documento.

O Sintepe emitirá Nota Pública sobre o assunto no início da semana com retorno de uma consulta à Secretaria de Educação e, se for o caso, uma orientação da Assessoria Jurídica do Sindicato.

#ADIAENEM

O PL 1277/2020, aprovado no Senado e enviado à Câmara dos Deputados, prevê a realização do ENEM e dos vestibulares de acesso às universidades públicas somente após a conclusão do ano letivo nas escolas públicas. Porém, o adiamento por um prazo de 30 a 60 dias proposto pelo MEC, possivelmente não atenderá aos calendários das escolas públicas e assim não promoverá uma maior igualdade e justiça social no acesso às universidades públicas.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE