• Ceclin
dez 19, 2012 14 Comentários


Diplomados os treze eleitos em Vitória de Santo Antão

Edmo e Elias juntos para receber diplomas. Fotos: José Sebastian.

No evento era perceptível a afinidade entre Edmo Neves e Elias Lira, dando fortes sinais de que Edmo tem reunido as condições políticas em conquistar a Presidência da Câmara com o aval do prefeito

 

“Governar é utilizar as regras pré dispostas e adaptá-las para os novos tempos. Na democracia não se valoriza as maiorias eventuais, mas as maiorias habituais, respeitando portanto, as minorias”, foi a tônica do discurso de abertura da diplomação dos eleitos defendida pelo Juiz da 018ª Zona Eleitoral da Vitória de Santo Antão, Breno Duarte Ribeiro de Oliveira, direcionadas ao prefeito reeleito de Vitória que segue para o seu quarto mandato, Elias Alves de Lira (PSD), ao lado do vice Henrique Filho (PR). A cerimônia ocorreu na tarde dessa terça-feira (18), no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), acompanhado pela Promotora Eleitoral Joana Cavalcanti. Tanto ela quanto o magistrado receberam recentemente os títulos de cidadãos vitorienses.

A mesma cerimônia diplomou os onze vereadores eleitos e os seus respectivos suplentes para a nova legislatura. De frente para uma plateia ocupada principalmente por familiares e amigos, foram diplomados 13 escolhidos nas urnas que receberam os diplomas das mãos do TRE. Elias recebeu das mãos de sua esposa, Jandira Lira, que foi especialmente convidada pelo juiz eleitoral do município, para fazer a entrega do seu quarto diploma de prefeito (1981, 1993, 2009 e 2012). O prefeito conta ainda no seu currículo três diplomas como Deputado Estadual por Pernambuco.

O presidente regional do PSD, André de Paula, exaltou o excelente trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e o Ministério Público quanto ao transcorrer da normalidade nas eleições do município este ano, já que havia o temor de que as cenas deploráveis das eleições de 2008 se repetissem. “Muitos conflitos naturais, tensionamentos, são resolvidos pelas mãos fortes e competentes da Justiça Eleitoral. Vitória tem uma tradição de eleições renhidas, disputadas voto a voto, e este pleito não foi diferente. Mas nós todos aqui assistimos um pleito civilizado e que o resultado valeu e o povo foi respeitado. Para nossa alegria, para nós que fazemos o PSD, temos um privilégio de ter um grande líder como Elias Lira nos nossos quadros”, ressaltou entusiasmado o ex deputado federal.

Preocupado com a queda do repasse do FPM e a desoneração de alguns impostos que afetam diretamente os cofres dos municípios brasileiros promovidas pelo Governo Dilma, Elias Lira fez questão de exaltar o compromisso que assumirá mais uma vez com esse novo mandato e que sabe das responsabilidades que tem com Vitória. “Eu tenho um compromisso muito grande com Vitória. A cidade precisa de um novo planejamento e vamos fazê-lo, pois sou consciente que precisamos avançar em vários setores”, avaliou o prefeito diplomado.

Também bastante aplaudido, foi o segundo vereador eleito mais votado Edmo Neves (PMN). No evento era perceptível a afinidade entre ele e Elias Lira, dando fortes sinais de que Edmo tem reunido as condições políticas em conquistar a Presidência da Câmara com o aval do prefeito, sendo um nome, inclusive, elogiado por diversos setores sociais para assumir o comando da próxima legislatura. No primeiro dia de janeiro acontece as cerimônias de posse na Câmara e na Prefeitura da Vitória, é neste dia que os novos parlamentares elegerão a nova Mesa Diretora da Casa Diogo de Braga.

Os 11 vereadores diplomados para a Casa Diogo de Braga foram: Bau Nogueira (PSD), Edmo Neves (PMN), Novo da Banca (PSD), Edvaldo Bione (PMDB), Irmão Duda (PSDC), Edinho (PMN), Toninho (PR), Danda da Feijoada (PR), Dr. Saulo (PSB), Sandro da Banca (PTC) e Geraldo Filho (PTC). A diplomação deste último foi inusitada, pois o seu pai, Geraldo Enfermeiro (vereador pelo PSB) que não conseguiu reunir as condições políticas dentro do grupo de José Aglailson para sair candidato, fez questão de entregar o Diploma ao seu filho eleito, dando demonstração que mantêm-se vivo na disputa das urnas vitorienses.

 Confira as fotos…

Fotos: José Sebastian / AVV Imagem.