Ceclin
set 19, 2012 0 Comentário


Dilsinho abre vantagem em Moreno

Por Amanda Seabra, da Folha de Pernambuco

O candidato do PSB a prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho, conhecido como Dilsinho, está liderando a disputa no município, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta. O prefeiturável obteve 46% das intenções de voto, segundo o levantamento, um índice bastante relevante, já que é a sua primeira disputa nas urnas. Em segundo lugar, com 24 pontos percentuais atrás, figura o ex-prefeito Vavá Rufino (PSDB), que tenta ocupar o cargo pela quarta vez. O tucano registrou 22% da preferência dos eleitores. A pesquisa do Exatta foi feita entre os dia 7 e 9 deste mês, com 400 entrevistados, o que confere uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

Além dos dois primeiros colocados na pesquisa, os cidadãos de Moreno têm outras duas opções para votar. Um deles é o candidato do PT, Ubirajara Paz, que é vereador da cidade. O prefeiturável petista obteve 6% das intenções de voto e empatou no terceiro lugar com o postulante do PCdoB, Alfredo Costa. Ainda de acordo com a consulta do Exatta, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 11% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.

Já na pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, a diferença entre os dois melhores posicionados cai para 21 pontos percentuais. Nesse cenário, Dilsinho, que conta com o forte apoio do governador Eduardo Campos, registrou um percentual de 41% contra 20% de Vavá. Tanto Ubirajara Paz quanto Alfredo Costa caíram para 5% neste cenário. Ainda segundo o levantamento espontâneo, 9% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, e 21% não souberam responder ou não opinaram.

Os eleitores de Moreno também foram questionados sobre quem eles acreditam que ganhará a eleição, independente das suas intenções de voto. As respostas mais uma vez colocaram Dilsinho em uma posição privilegiada, já que 58% dos entrevistados responderam que seria ele o vencedor. O índice indica que até eleitores de outros candidatos acreditam no êxito do socialista. Apenas 16% dos entrevistados levam fé na vitória de Vavá e apenas 4% acreditam que o prefeito será Alfredo Costa. Vinte e dois por cento não souberam responder ou não opinaram.

REJEIÇÃO

Quando os entrevistados em Moreno foram questionados sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum, a maior rejeição recaiu sobre o ex-prefeito Vavá Rufino, que registrou um índice de 39%. No segundo lugar deste ranking, está o candidato comunista Alfredo Costa, que figurou com 17% das respostas negativas. Só então chega a vez do postulante atualmente mais forte no município, Dilsinho, que obteve uma rejeição de 14%, mesmo percentual do candidato petista, Ubirajara Paz. A pesquisa também revelou que 15% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos postos e 16% não souberam responder ou não opinaram sobre o tema.