• Ceclin
mar 07, 2008 4 Comentários


Dia da Mulher é debate na VOZ DA VITÓRIA

“O papel da Mulher no mundo contemporâneo”, foi o tema da Mesa Redonda desta sexta-feira (07/03) no Programa A VOZ DA VITORIA pela Tabocas FM (98.5). Contamos com as participações de Socorro Santos – Secretária Especial da Mulher em Vitória, recém-empossada, ainda da Profa. Cristina Francelino da Cia dos 10, de Joana D’arc do Centro das Mulheres, Glauce Margarida – Coordenadora Estadual da União Brasileira das Mulheres (UBM) que participou por telefone.
Com a participação dos ouvintes que fizeram perguntas pelo telefone e pelo Chat Tabocas os quais enriqueceram o debate deste tema, direcionaram a discussão de modo objetivo. Tendo concedido sua primeira entrevista oficial, com exclusividade neste Programa, Socorro Santos que tomou posse ontem em solenidade bastante prestigiada na Câmara de Vereadores, ressaltou o papel político e social que as mulheres jogam hoje no cenário mundial e afirmou está determinada para este novo desafio que assume. Segundo Cristina Francelino os dados sociais quando se relacionam ao mundo feminino são bastante desalentadores, tendo em vista que apesar das mulheres terem mais tempo de estudo, estão alijadas do mercado de trabalho, a exemplo da sua remuneração desigual e ainda imperar o preconceito. Ela lembrou que, lamentavelmente, a própria mulher não acredita em si mesma. Pois, apesar de um eleitorado feminino superior, ressente-se da ausência da mulher no cenário político local e do País.
Já Glauce da UBM ressaltou que a luta social que a mulher cumpre hoje deve está associada a outras bandeiras de relevância política, a exemplo da construção coletiva de uma nova sociedade que garanta oportunidades e melhores condições de vida para todos.
Socorro Santos foi questionada por um ouvinte se ela teria autonomia para direcionar a Secretaria da Mulher faltando 10 meses para terminar a atual administração municipal. Ela afirmou “que há um compromisso do atual governo com as instituições que trabalham com a questão da Mulher e que teria absoluta liberdade para executar o planejamento elaborado para este período”. Fez questão de frisar que apesar de está filiada ao partido do Presd. Lula (PT), disse: “O ex-prefeito José Aglailson me convidou de modo pessoal, não há qualquer vínculo partidário nesta minha ida a recém-criada Secretaria da Mulher”, finalizou Socorro.
Foi lembrado a ascendência do número de assassinatos, discriminação e violência doméstica, sobretudo no Estado de PE, pelo qual concordaram que deva existir uma política conjunta de intervenção para minimizar estes impactos entre os municípios, Estado e sociedade. Convidando a sociedade a participar da programação que está sendo feita neste mês dedicado a Mulher em todo o Estado.

Apresentação: Lissandro Nascimento.
Produção: Vandson Cássio e Jáder Siqueira.
Fotos: Orlando Leite.