Ceclin
ago 09, 2012 0 Comentário


DETRAN-PE amplia exames práticos de habilitação

Candidatos passam a contar com provas práticas quatro vezes na semana

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) fará mudanças no sistema de provas práticas de habilitação nas cidades de Caruaru, Limoeiro,Carpina, Vitória de Santo Antão e Timbaúba. A partir desse mês de agosto, os alunos passam a contar com provas práticas entre a segunda e quinta-feira, entre 14h e 17h30. O novo formato visa dar conforto no atendimento aos candidatos e reduzir o tempo de espera e dar celeridade ao atendimento.

Até então, uma comissão de exames se deslocava de Recife às Ciretrans para a realização de exames práticos. A depender do porte e demanda da cidade, a população receberia a comissão de uma a – no máximo – quatro vezes por mês. No novo formato, o candidato que for reprovado, por exemplo, poderá remarcar seu exame com mais brevidade, ao invés de esperar 30 dias para realizar uma nova prova. “A medida irá beneficiar mais de seis mil candidatos por mês, totalizando 73 mil condutores ao longo de 12 meses”, ressalta Fátima Bezerra, presidente da autarquia.

Atualmente, os exames práticos de habilitação acontecem em 23 Ciretrans Especiais no interior. A previsão é que todas as unidades assumam o novo formato até o final de 2013. No novo formato, os exames entre 2ª e 4ª-feira vão avaliar o desempenho de candidatos às Categorias ‘A’ (moto) e ‘B’ (Veículo de passeio). Na quinta-feira, a tarde será dedicada aos aspirantes a uma CNH categoria profissional (C, D ou E, pra quem dirige ônibus, transporte de escolares, caminhão, etc).

Como está funcionando agora:

Veja como ficou a distribuição das vagas – que foram definidas de acordo com a demanda de candidatos e o número de Centros de Formação de Condutores de cada cidade

Carpina – 290 vagas a cada semana

Caruaru – 410 vagas por semana

Limoeiro – 240 vagas por semana

Timbaúba – 370 vagas por semana

Vitória de Santo Antão – 370 vagas por semana.