Ceclin
mar 11, 2011 3 Comentários


Desejo de liberdade

Hely Ferreira*

O nascimento da democracia aguçou o desejo de liberdade no ser humano. Entretanto, a ânsia pelo poder fez com que o homem se transformasse no algoz do seu semelhante. Durante os últimos dias, o cenário internacional vem demonstrando que a democracia é a mais bela forma de tirania que o homem inventou. É justamente fruto dessa afirmação que os famosos ditadores do Oriente estão vendo o poder deles se enfraquecer.

Quando o Senhor Bush II resolveu invadir o Iraque, disse que iria implantar o regime democrático naquele país. Só mesmo quem não conhece a história da democracia acredita na afirmativa. Ela não é fruto de uma imposição, mas de um desejo natural do povo.

A mobilização no Egito, e agora na Líbia, reflete o anseio da nação. Mesmo assim, não significa que o regime democrático irá prosperar naqueles países. Uma coisa se pode aprender: quando o povo deseja, nada garante que sua vontade prevalecerá.

Há uma vontade explícita em alguns países do Oriente Médio, de que os governos ditatoriais sejam banidos. Isso não significa que no Ocidente não exista ditadores. É que, por aqui, eles têm sido mais habilidosos, conseguem passar a idéia de que o espírito democrático se faz presente em sua conduta administrativa, mas basta alguém questionar suas atitudes para que a postura ditatorial seja acionada.

por Hely Ferreira,
*Cientista político.