Ceclin
jul 16, 2008 2 Comentários


Desafios são lançados no Congresso de Pós-Graduação

Novas Lideranças: Lissandro (NE), Bruno – vice eleito, Hugo – presidente eleito ANPG, Rodrigo (NE).
Este último final de semana a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, foi palco do Congresso da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) que reuniu entre os dias 10 a 13 de julho as principais lideranças do País que fazem pós-graduação, mestrado e doutorado, representados pelas APG’s das principais universidades e faculdades do País.

Com o tema “Pós-graduação, direitos sociais e desenvolvimento nacional – mais e melhores conquistas para os pós graduandos brasileiros” aconteceu na cidade de Campinas-SP o XXI Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG).
Reunindo mais de 40 APGs de todo o Brasil, o XXI CNPG, contou com a presença de 123 delegados e foi marcado por muito debate e unidade política em torno das bandeiras centrais dos pós-graduandos brasileiros, mesmo considerando a diversidade de pontos de vista explicitados no congresso em relação a questões de âmbito educacional. Esse fato reflete ainda a maturidade, amplitude e aprofundamento das discussões da ANPG, que, na plenária final, construiu uma chapa única eleita por unanimidade. O novo presidente da entidade é o pós-graduando da Unicamp, Hugo Valadares, que ocupava o cargo de diretor de C&T da entidade na gestão anterior.

Nordeste

Foi eleito como vice-presidente regional Nordeste o mestrando Rodrigo Amaro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como adjunto Nordeste, o pós-graduando Lissandro Nascimento, da Faculdade Osman Lins (FACOL). Estas foram as duas únicas Instituições de Ensino Superior de Pernambuco presentes. Os dois ficarão responsáveis em dirigir as atividades da ANPG nos oito estados do Nordeste brasileiro.

No final, os pós-graduandos representantes de diversas universidades, APGs e comissões pré-APGs, organizaram uma chapa única que, elegeu como presidente, Hugo Valadares, anfitrião do evento. Para Hugo “essa gestão tem o grande desafio de manter a estrutura política e organizativa da ANPG e avançar ainda mais na conquista de melhores direitos para os pós-graduandos brasileiros, podem nos cobrar por isso!”.

CLIQUE AQUI para acessar as resoluções do XXI Congresso Nacional dos Pós-Graduandos.

por Lissandro Nascimento.