Ceclin
out 30, 2015 0 Comentário


Deputada quer que Estado utilize repasse de R$ 125 milhões para recuperar BR-101

BA-381A deputada Priscila Krause (DEM) voltou a tratar da necessidade de recuperar, com celeridade, o trecho da BR-101 que corta a Região Metropolitana do Recife. Em pronunciamento durante a Reunião Plenária desta quarta (28), ela divulgou o resultado de um pedido de informações que ela fez ao Governo do Estado, que confirmou o repasse de R$ 125 milhões da União, por meio de um convênio, para realização da obra.

Os recursos, disponibilizados desde dezembro de 2012, devem custear a requalificação de 30 quilômetros da via, entre Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes. A verba, conforme cópia do extrato da poupança da Secretaria das Cidades apresentada por ela, ainda não chegou a ser utilizada.

Segundo Priscila, o consórcio vencedor da licitação, formado pelas empreiteiras LiderMac e Mendes Júnior, abandonou a obra, quando da citação da segunda construtora nas investigações da Operação Lava Jato. O convênio tinha vigência até dezembro de 2014 e foi renovado até dezembro de 2016. Conforme divulgado pelo Governo do Estado, um novo processo licitatório deverá ser realizado até dezembro deste ano. A previsão é que o projeto seja reiniciado apenas em outubro de 2016.

Para a deputada, é preciso encontrar uma solução para que o dinheiro repassado não seja desperdiçado. “São constantes as reclamações referentes às condições daquela via. Solicitei o extrato bancário da conta do convênio e o dinheiro está lá. Nossa preocupação é perder um recurso que é tão valioso para a logística e a mobilidade do Estado”, expressou.

Com Informações da Assessoria